REUNIÃO CONJUNTA
CIEJA SANTANA E CIEJA VILA MARIA
Ficamos assim:
você jogas as queixas no telhado;
eu ponho as manias de lado,
você lava a escadaria,
eu rego o jardim.
Flora Figueiredo
Em um movimento de parceria, a primeira reunião pedagógica de 2018 ocorreu envolvendo os educadores do CIEJA Santana/ Tucuruvi e do CIEJA Vila Maria/ Vila Guilherme. Nos encontramos às 14:00 no CIEJA Santana para realizarmos essa reunião e pensarmos em conjunto sobre o que nossos estudantes têm em comum e de diferente, levando em conta o Currículo da Cidade.
Iniciamos o encontro com uma dinâmica afetiva em que cada educador do CIEJA Vila Maria entregou um chocolate com uma mensagem a um educador do CIEJA Santana. Após esse momento de introdução, os educadores do CIEJA Santana nos apresentaram o espaço educativo.
Na sequência fomos ao Laboratório de Informática para iniciarmos nossos estudos. Mas antes fizemos uma breve apresentação de todos os presentes em que cada um disse seu nome e em que área trabalha. Entregamos a pauta em formato de livreto, na tentativa de reproduzirmos o Currículo da Cidade em miniatura e lemos a epígrafe escrita pelo coordenador pedagógico Marcos Eça que trouxe à tona alguns conceitos, eixos, ideias desse documento. Aproveitamos para ler o índice e saber como a reunião foi organizada.
A seguir propusemos uma "brincadeira séria". Convidamos a todos a fazerem uma cruzadinha que tinha como palavra-chave o termo CURRÍCULO. Todas as outras palavras giravam ao redor de conceitos, termos, palavras-chaves presentes no documento Currículo da Cidade.
A seguir propusemos uma "brincadeira séria". Convidamos a todos a fazerem uma cruzadinha que tinha como palavra-chave o termo CURRÍCULO. Todas as outras palavras giravam ao redor de conceitos, termos, palavras-chaves presentes no documento Currículo da Cidade.
Esse momento lúdico nos preparou para a leitura do texto O aluno não é mais aquele! E agora, professor? A transfiguração histórica dos sujeitos da educação de Antônio Fávero Sobrinho. A discussão foi intensa e saborosa porque alguns educadores presentes são mais "tradicionais" enquanto outros mais progressistas. É dessa forma que avançamos enquanto educadores ouvindo e discutindo com quem não compactua dos mesmos conceitos que nós.
Ao retornarmos para o Laboratório de Informática, assistimos a uma cena do filme Eu, Daniel Blake de Ken Loach para contrapormos ao texto do Fávero no sentido de que o artigo aborda questões referentes a adolescentes e jovens e o filme, na cena escolhida, retrata o conflito de um senhor que precisa dar entrada no Seguro Desemprego.
O eixo do nosso trabalho reflexivo foi a seguinte pergunta:
que currículo queremos/ construiremos para nossos estudantes?
Para pensarmos sobre esse questionamento lemos diversas definições de currículos dos mais diversos teóricos. Devido ao tempo, não as discutimos o que será realizado em nossas formações.
Para finalizarmos a reunião, fomos convidados a deixarmos nossa marca no CIEJA Santana. Para tal, pintamos nossas mãos com tinta guache e as imprimimos em um mural contendo uma árvore. Isso porque Currículo também é impressão, marcas, rastros e arte. Agora que venha próximo encontro entre os CIEJAS para continuarmos nossas trocas, debates e discussões.
Angélica Oliveira e Marcos Eça
Nenhum comentário:
Postar um comentário