Partilhar

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

E só sei que foi assim na nossa primeira semana de aula

E só sei que foi assim na nossa primeira semana de aula

Retornamos no dia 01 de fevereiro com uma reunião de organização. E privilegiamos o planejamento e a recepção dos estudantes na primeira semana de aulas. Para tal, propusemos que cada área do conhecimento propusesse uma dinâmica a ser realizada em cada um dos dias da semana.

2ª feira: CAIXA DE PRESENTE

Cada educador levou uma caixa de presente para a sala de aula e dentro dela havia o seguinte slogan (mas ninguém sabia, OK?):

O MAIOR PRESENTE É VOCÊ PRESENTE!

Com os estudantes, conversariam sobre as possibilidades do que estava dentro da caixa e pouco a pouco retirariam o slogan ou as palavras para pensarem sobre a importância de virem à escola.

3ª feira: ROLO DE BARBANTE

Cada estudante se apresentaria e diria seus objetivos iniciais na escola. Jogaria na sequência um rolo de barbante de modo a formar uma rede e refletirem sobre a importância de serem um grupo no CIEJA.

4ª feira: SEMEANDO SONHOS

Os professores leriam ou contariam o texto "A Semente da Verdade". Após a leitura do conto, cada módulo irá ao Espaço Verdejando para plantar sementes de girassol nos canteiros. Cada módulo se encarregará de regar as mudas a fim de criarmos vínculos com esse espaço e a escola.

5ª feira: SE EU FOSSE

Utilizando uma caixa de presente, escrever perguntas que comecem com se eu fosse... porque... para conversarmos sobre os mais diversos temas com os estudantes.

6ª feira: Dentro de um abraço

Leitura do texto "Dentro de um abraço" da Martha Medeiros e refletir sobre a importância do abraçar-se na nossa sociedade. E se tiverem vontade, poderão se abraçar ao final da dinâmica.

Abaixo você poderá ler textos de educadores e fotos tiradas em algumas dessas dinâmicas:

As dinâmicas propostas foram excelentes, trouxeram resultados inesperados, todos puderam se posicionar, deixando claro os ideais dos educandos. Pudemos perceber que estes adquiriram uma maturidade muito grande, sabendo se posicionar, ouvir, respeitar. Percebemos uma evolução no requisito a tolerância, os mais jovens conseguiram ouvir, compreender e auxiliar os de mais idade e vice-versa. Durante as rodas de conversas apresentaram respostas sábias em que o professor pôde aprender junto com eles.   

Professora Cláudia (Ciências da Natureza)




 


As dinâmicas da primeira semana de aula  foram realizadas com os módulos 3 e em parceria com os estudantes do módulo 2 da professora Marina. Todos interagiram e compartilharam experiências, foi um momento de acolhimento e de relatarem suas expectativas para o ano letivo.
                                               Professoras: Morgana e Marina












Iniciamos nosso acolhimento com os estudantes dos módulos 4G, 4H, 4I, 4J, 4k, 4L . Realizamos uma dinâmica por dia na primeira aula com eles. Participaram com muito empenho.
Utilizamos alguns espaços da escola como a sala de leitura (Atividade do barbante), sala de Itinerário formativo (atividade realizada em conjunto com a Profª Regiane - dinâmica do abraço), plantando uma semente (espaço verdejando) e sala de aula.
Realizamos leituras e reflexões com muita empolgação.

Profª Sandra










SOBRE AS DINÂMICAS PARA 
A PRIMEIRA SEMANA DE AULAS/2019

Dia 04/02 – no módulo 4A a estudante Reny descobriu o que havia dentro da caixa de presente e entendeu a mensagem que diz O MAIOR PRESENTE É VOCÊ PRESENTE. Falou um pouquinho sobre a necessidade de não se faltar às aulas.


Dia 05/02 – Os estudantes fizeram a dinâmica da Teia do Conhecimento, se apresentaram e trançaram o barbante. Entenderam muito bem a necessidade de aprendermos uns com os outros, numa troca constante.





Dia 07/02 – Foi dia de plantarmos as sementes de girassol. No módulo 4B a aluna Vanusa se lembrou do seu pai, que plantava feijão no Nordeste. Se lembrou que antigamente os professores ensinavam a plantar sementes de feijão num copinho. Ficou feliz porque em 2019 se sentiu abraçada no CIEJA. 

No módulo3 B, a aluna Jucilei ajuda a afundar a terra do canteiro e lembra que a cova não pode ser muito funda, pois a semente pode até morrer. A Maria Diana lembra dos pais que são lavradores no interior de Sergipe e teve saudades. 

A estudante Patrícia lembra quando era adolescente e morava com os pais num sítio no interior de Maceió. A estudante Jéssica ouvindo os relatos das colegas acrescenta que nunca gostou de plantas, mas agora adora, pois passou a cuidar das orquídeas que sua falecida sogra deixou.






 




No módulo 3D, após a leitura do conto chinês, a estudante Neide brinca: - Tomara que estas sementes não tenham sido torradas. A Terezinha plantou e queria levar sementes para a casa dela e acrescenta que quando florescer, fica tudo muito bonito. Lembrou do seu pai que plantava muito no interior do Paraná, uma mais linda que a outra.
A Claudirene indaga:- Será que vai brotar? Tudo o que se planta com amor nasce e fica lindo.  
A aluna Edilena fala:- que bom que o Elias está presente, pois ele tem todo jeito para mexer com a terra.






Profª Mara

Equipe CIEJA



Nenhum comentário:

Postar um comentário