A nossa reunião de organização teve como eixo norteador o tema:
PLANEJAMENTO!
A pauta já era um indicativo de como o tema PLANEJAR é pertinente e importante em nosso fazer pedagógico.
Iniciamos a reunião com a seguinte epígrafe de Ezequiel Silva:
"(...) um mínimo de intimidade com a realidade concreta das escolas é necessário à formação do educador. Sem isso, abre-se a possibilidade de improvisação ou, o que é pior, de experimentação para ver se "dá certo" em termos do encaminhamento do ensino. Até que o professor se situe criticamente no contexto da sala de aula, os alunos passam a ser cobaias desse profissional."
Esse início suscitou uma boa conversa com diferentes visões e interpretações, demonstrando que a reflexão é um caminho para avaliarmos e modificarmos nossas práticas.
Na sequência assistimos à animação "Ormie" de Rob Sivestri que pode ser acessada no link abaixo:
Como navegar é preciso e planejar também, pedimos que os professores preenchessem um breve questionário sobre seus hábitos de preparo de aulas. As questões eram objetivas e serviriam para uma tabulação que seria apresentada.
Enquanto tabulávamos as repostas do questionário, divididos em grupos, os professores analisavam diferentes planos semanais e respondiam às seguintes questões:
1) O planejamento acima é um bom planejamento? Aponte o que é adequando e o que pode ser melhorado.
2) Ao ler este planejamento você conseguiria dar a(s) aula(s) propostas? Comente.
3) O que você sugere para melhorarmos o planejamento semanal da nossa escola?
Após um tempo para discussão, abrimos para análise coletiva dos planos semanais e das respostas de cada grupo.
Seguindo nossos estudos partimos para análise de alguns trechos de teóricos acerca do tema planejamento, intercalando com os gráficos da tabulação das respostas de nossos professores apresentado em um Power Point. Eles puderam refletir e comparar as teorias à forma como planejam.
Uma pausa para o nosso café árabe temático e retomamos com toda força para a decisão e escrita do nosso plano de metas.
Angélica Oliveira e Marcos Eça
Pra não perder o hábito, fomos surpreendidos pela forma agradável e inovadora de se repensar a prática pedagógica e retomar as ações cotidianas. E sobre o lanche? Muito mais do que delícia !
ResponderExcluir