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quinta-feira, 22 de agosto de 2019

REUNIÃO PEDAGÓGICA DE 12 DE AGOSTO


REUNIÃO PEDAGÓGICA DE 12 DE AGOSTO


A reunião pedagógica de 12 de agosto ocorreu no DIEJA entre os dois CIEJAs da Diretoria Jaçanã/ Tremembé. 


O tema escolhido pelos educadores dos CIEJAs foi CURRÍCULO POR MEIO DO ESTUDO DE PROJETOS.

A proposta da reunião foi abordar alguns aspectos do Currículo da Cidade – EJA a fim de nos aprofundarmos em questões do Currículo e abordarmos o trabalho com projetos de forma concreta.

Os CPs organizaram quatro grupos onde havia professores de ambos os CIEJAs para nos integrarmos e ocorrer trocas. Veja abaixo uma das fichas de um grupo contendo a epígrafe do encontro retirada do Currículo da Cidade EJA - Ciências Naturais:


Comentaram que a epígrafe é uma frase de efeito. Mencionamos que até pode ser uma frase de efeito, mas que se colocada em prática produz ação-reflexão-ação na escola, ou seja, convoca a TODOS a desenvolverem o trabalho pedagógico tendo como objetivo o ensino e aprendizagem dos estudantes. 

Abaixo alguns momentos dos professores na Sala Ariano Suassuna.






Ao virarmos a ficha dos grupos, 
encontrávamos o seguinte enunciado:
Ocorrida essa introdução, entregamos a pauta a eles em formato de Frankstein – as partes do “monstro” – para que as montassem da forma como desejassem. Optamos por trazer a METÁFORA do Frankstein por materializar o percurso de um projeto realizado em uma escola.




Na sequência nos fortalecemos teoricamente lendo as páginas 110-112 do Currículo da Cidade – EJA de Ciências Naturais para discutirmos alguns pontos sobre o trabalho com projetos.  Ressaltamos os aspectos importantes de um projeto por meio de uma engrenagem que são: Para quê? O quê? Como? Com quê? Como e o que avaliar? Onde? Quando? Quem? Para quem? 


Reforçamos que “a aula não é apenas processo de transmissão e recepção de informações, e sim espaço/ tempo de aprendizagem.” (p. 112)

Após esse momento teórico, apresentamos por meio de um Prezi as páginas 152-157 do Currículo da Cidade – EJA de Geografia em que há a proposta de cartões postais a partir do desvelamento crítico da realidade às percepções afetivas do lugar. 

Após nossa conversa sobre o projeto de cartões postais, a CP Angélica compartilhou um projeto que realizou na EMEF Otávio Pereiro Lopes chamado Sensibilizando Olhares. Na sequência a Coordenadora Geral Suely comentou sobre um projeto que começou a surgir na EE Ângelo Bortolo sobre a contaminação do solo e da água a partir da localização de um cemitério próximo à escola. Apesar de trazermos aspectos teóricos, o prático e a aprendizagem diária dos estudantes é nosso foco maior.

E a seguir fomos para nosso café e foto coletiva para registrar esse momento de trocas.



Para continuarmos nossa reunião, entregamos aos educadores quatro situações-problema em que deveriam discutir e propor um projeto a fim de interferir na situação proposta.

SITUAÇÃO PROBLEMA – 01

No último ano aumentou de forma considerável os casos de gravidez na adolescência nos CIEJAS. Os altos índices trazem também outra informação importante: a ausência do uso de preservativos nas relações sexuais, fazendo vir à tona um número elevado de jovens infectados com o vírus HIV, uma infinidade de doenças venéreas; além  é claro, de descartar o preservativo como um método contraceptivo.


SITUAÇÃO PROBLEMA – 02

No Cieja Rosas de Ouro, um grupo de estudantes falta com frequência às sextas feiras e deixa de frequentar as aulas para participar dos ensaios da Escola de Samba do bairro. Questionados pela coordenação, alegam que  entre a Escola de Samba e o CIEJA preferem parar de estudar...


SITUAÇÃO PROBLEMA – 03

Cada vez mais temos acompanhado as transformações da EJA. A juvenilização é uma delas e foi dando uma identidade peculiar, avessa ao que estávamos habituados a ver nessa modalidade.  Diante da diversidade que se revela muitas vezes nos deparamos com conflitos geracionais.


SITUAÇÃO PROBLEMA – 04

Nos arredores do CIEJA Indígena Paraguaçu, é comum presenciarmos estudantes usando drogas ilícitas. Em algumas ocasiões não entram para as aulas, já em outras assistem às aulas sob o efeito dessas drogas.


Partindo do Currículo da Cidade – EJA – especialmente da Matriz de Saberes p.31 a 33 – e do discutido hoje, proponham um projeto inter/transdisciplinar que atenda a realidade acima. 

Todos se reuniram, debateram, discutiram e ao iniciarmos a apresentação um dos professores questionou o trabalho a partir da perspectiva de projetos. Os educadores do CIEJA Vila Maria argumentaram apresentando os pontos positivos por ser uma perspectiva como inter/ transdisciplinar e olhar para a realidade dos estudantes. Após esse debate inicial, foram apresentadas as seguintes possibilidades de trabalho. 


Situação problema – 01

Começaríamos discutindo o que é adolescência, compreender o funcionamento do corpo humano, pensar sobre as doenças, gravidez na adolescência, valorizar a importância da prevenção. Realizaríamos uma parceria com a UBS para orientar sobre preservativos e faríamos a exibição de filmes sobre o tema.

Situação problema – 02

O grupo propôs o “Projeto Integrando Diferentes Escolas: Escola na Escola”. Iniciariam com uma roda de conversa sobre o envolvimento dos estudantes da escola na escola de samba. O trabalho seria por áreas de conhecimento focando nas especificidades: análise das letras do samba enredo, estatísticas e custos, reciclagem, impacto do entorno. O importante é levar em conta as narrativas dos estudantes e as múltiplas linguagens.

Situação problema – 03

Sugeriram trabalhar com o “Projeto Empregabilidade e Diversidade”. Como promover relações harmônicas, a empatia e os saberes dos estudantes? Estratégias: interligar as áreas por meio de roda de conversa e relatos sobre o mercado de trabalho. Montar uma carta de apresentação baseado em currículos, tratar das transformações no mundo do trabalho, simular uma entrevista do empregador com o candidato (vivência dramática). Realizar uma produção de vídeo narrando todo esse processo.

Situação problema – 04

Problematizar e desmistificar as drogas. Levantamento de hipóteses: o que acham que são as drogas, fazer um mapa conceitual coletivo sobre as drogas. Pesquisar cientificamente o que são drogas e a questão do lícito e ilícito. Construir outro mapa conceitual e compará-los. Lista de ideias de drogas lícitas e ilícitas (açúcar, café, rivotril, ritalina etc). Influência na saúde, drogas benéficas e interesses econômicos na não-legalização de algumas drogas e problematizar o uso da maconha. Promover um debate sobre a legalização de maconha a partir do debate regrado.

Entregamos ainda uma imagem fragmentada em quatro partes em que os grupos deveriam se reunir mas cada um deveria escrever individualmente sua avaliação da reunião: pontos interessantes, pontos a ser melhoradas, o que aprenderem, como a reunião reverberou em cada um... Resgatamos mais uma vez a metáfora do Frankstein.


Obtivemos as seguintes palavras/ enunciados:

TROCAS   

COMPROMISSO  
        
REFLEXÃO  

DISCUSSÃO

COMPROMETIMENTO  

POLÊMICA   

MÃO NA MASSA   
           
AMOR

SE RECONHECER NO OUTRO
     
DISCUSSÕES RICAS E ENVOLVENTES

E agora é só colocarmos em prática (ação) as questões discutidas na reunião.

E lá vamos nós...
Angélica Oliveira e Marcos Eça

16 comentários:

  1. Encontro produtivo que sempre nos engrandece e reverbera na sala de aula.

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  2. eu sou a Reny Cardoso módulo 4A e gostei como definiu a aula.

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  3. parabéns a todos vocês pela a dedicação e o trabalho de todos, sou josé Reinaldo MODULO 4A.

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  4. gosto muito de estudar nessa escola pois os metódos de ensinos são muito bons, temos professores maravilhosos que sabem como deixar os alunos mais a vontades, sem contar o método de reposição de aula que acho bem prático principalmente para quem trabalha e muitas vezes não pode repor em determinados dias. sou Marcelo do 4j.

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  5. FELIPE SOARES DOS SANTOS SILVAMÓD.3I
    ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSE PASSEIO GOSTARIA DE IR, E TAMBÉM ACHEI BEM CURIOSO A CIÊNCIA SOBRE O CORPO HUMANO !
    #PARABÉNSPELOTRABALHO

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  6. A ESCOLA CIEJA VILA SABRINA E UMA ESCOLA Q DA MUITAS OPORTUNIDADES PARA AS PESSOAS Q TEM VONTADE DE VOLTAR A ESTUDAR N IMPORTA IDADE COR E RELIGIAO E ISSO GOSTO MUITO...SOBRE AS ATIVIDADES ACHO ELAS MUITO AGRADAVEL OS PROFISSONAIS DA ESCOLA SAO MUITO ATENCIOSO E NOS AJUDA COM FACILIDADE COM PACIENCIA E SEM PRESA...SOBRE OS PASSEIOSQ SAO TODOS MARAVILHOS TUDO DE GRACA E SEMPRE TRAS MAIS APRENDIZAGEM PARA NOS ALUNOS SIMPLESMENTE E UMa escola incrivel e com minha opiniao escola publica com nivel de particula

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  7. Eu sou Jacicleid de Araujo Ventura...Acho a escola muito boa,todos interagem, os professores são muito atenciosos,tem trabalhos fora de sala de aulas muito interessantes,pois o projeto sobre a cidade de São Paulo foi muito produtivo pois ficamos sabendo do primeiro pedágio onde tudo começou no Viaduto do Chá,o Largo de São Francisco,o teatro Municipal,Bolsa de Valores,gostaria de ter mais passeios como este,todos os projetos são incríveis!
    mód. 3I

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. O QUE FALAR... ACHO ESTA ESCOLA MARAVILHOSA . A DIRETORA É UMA PESSOA ATENCIOSA ,OS PROFESSORES SÃO TODOS NOTA 100! ENFIM... PARABÉNS A ESCOLA E A TODOS QUE PARTICIPAM DE DOS TRABALHOS,TODOS OS PROJETO SÃO INCRÍVEIS!
    ELIZABETE MÓD. 3I

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  10. MEU NOME E MARCIA SOU NOVATA NA ESCOLA ESTOU GOSTANDO MUITO DE RETORNAR OS ESTUDOS,CADA DIA ESTOU MAIS ANIMADA PROS ESTUDOS PRETENDO CONCLUIR O ENSINO MEDIO GOSTO MUITO DOS PROFESSORES ELES ENSINAM MUITO BEM DE UM MODO QUE A GENTE ENTENDE

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  11. GOSTEI MUITO DE PARTICIPAR DA PALESTRA "VIOLÊNCIA CONTRA MULHER", ESPERO LEIS MAIS DURAS PARA OS AGRESSORES.
    CRISTIANO 3I

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  12. GOSTEI MUITO DA PALESTRA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER ESPERO LEIS MAIS DURAS PARA AGRESSORES!
    CRISTIANO3I

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  13. GOSTO MUITO DESSA ESCOLA PRINCIPALMENTE O MÉTODO DE ENSINO E REPOSIÇÕES DE AULA TAMBEM GOSTO DOS MEUS COLEGAS DE CLASSE E DOS PROFESSORES E TODA EQUIPE DA ESCOLA.

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  14. Particularmente gostei dos projetos e das atividades realizadas dentro do ensino e do que foi apresentado , experiências e fatores que proporcionaram uma visão sobre tudo o que foi ensinado e o desenvolvimento dos projetos realizados muito gratificante pois passamos a entender e realizamos com conhecimento .4J

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  15. Gostei muito do projeto e das atividades agradeço pela atencão dos professores

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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