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domingo, 6 de outubro de 2019

Empreen-SEJA 2019: refletir sobre o empreender (versão para DIEJA-SME)

O projeto EMPREEN-SEJA foi desenvolvido pelos estudantes  do CIEJA Vila Maria/ Vila Guilherme no 3º bimestre de 2019.


Para que entendam um pouco do que fizemos, acompanhem a seguir os comerciais gravados pelos estudantes do CIEJA a fim de divulgarem os produtos criados por eles mesmos para esse projeto. 

Mas antes vale à pena dizermos que os estudantes se reuniram em  assembleia para decidirem o produto que fariam e venderiam, o nome da empresa, seu logo, slogan e jingle... um projeto envolvendo as mais diversas linguagens e ainda houve grupos que fizeram comerciais usando a técnica do stop motion


Educação é isso! 
É nos arriscarmos e jogarmos a bola com os estudantes. 


Mas antes de avançarmos, acompanhe a seguir alguns momentos do processo de criação dos produtos:




A história começou no início do ano de 2019 com a votação dos estudantes para a escolha de três temas a serem abordados durante os 2º, 3º e 4º bimestres (o tema do 1º bimestre foi escolhido no final de 2018) e a construção de mapas conceituais pelos professores. Esses mapas apontam temas e projetos a serem estudados a partir de um tema gerador que no caso do 3º bimestre foi Mundo do Trabalho.

No Mundo do Trabalho, havia vários eixos e um deles era o empreendedorismo. Sabendo que muitos de nossos estudantes já empreendem de maneira "informal" - temos esse dado por meio de autoavaliações e uma pesquisa realizada ao final de cada ano letivo -, decidimos abordar e estudar de forma mais criteriosa, técnica e formal o empreender. 

O enfoque se deu tanto no sentido de potencializar os saberes que os estudantes já possuem e ampliá-los, quanto  permitir uma problematização sobre o capitalismo, o neoliberalismo, o consumismo, práticas sustentáveis e seus impactos na sociedade, uma vez que são importantes formas de construir uma aprendizagem mais significativa.

Antes de prosseguirmos, veja abaixo um pouco mais dos estudantes criando os produtos:












Assim ao longo do 3º bimestre estudantes e professores trilharam um belo caminho que culminou com o Empreen-SEJA 2019 realizado no dia 2 de outubro das 8:00 às 12:00 e das 18:00 às 22:00

De forma simples o Empreen-SEJA foi um projeto que resultou em uma "feira" onde ocorreu a venda dos produtos desenvolvidos pelos estudantes a partir da supervisão dos professores. Mas o mais importante de tudo foi o PROCESSO DE APRENDIZAGEM E REFLEXÃO ocorrido durante os dois meses de trabalho. Como nossa proposta não era incentivar o consumo e a circulação de dinheiro, optamos por usar notas simulando o dinheiro real.

Mas vamos explicar como tudo aconteceu...

Inicialmente unimos os módulos de três em três a partir do período em que estudam (por exemplo: reunimos os módulos 3A, 3B e 3C porque estudam das 7:30 às 9:45; o 3D, 3E e 3F dado que estudam das 10:00 às 12:15 e assim por diante), para que em formato de assembleia - a negociação e o trabalho em grupo sempre foram um dos eixos do Projeto Empreendedorismo - apresentassem um produto que cada um dos módulos soubesse fazer. Por meio de uma votação, os três módulos decidiram qual seria o produto mais interessante a ser desenvolvido por todos eles de forma colaborativa. 

Então, ocorrida a assembleia, decidido o produto, precisariam passar uma lista de materiais para a direção da escola para que nós, enquanto gestores, usando as verbas que recebemos da SME, pudéssemos viabilizar a compra do material necessário para o desenvolvimento do Projeto.

Importante lembrarmos que tudo isso dá bastante trabalho e requer muita negociação e mediação de todos os envolvidos. Porém, o resultado é fascinante e a aprendizagem compartilhada entre os estudantes faz seus olhos brilharem e verem sentido no que ocorre no ambiente escolar.

Decidido, finalmente, qual seria o produto desenvolvido - a partir da organização dos módulos tivemos ao final 12 empresas, ou seja, 12 produtos - e com o material adquirido, colocaram a mão na massa como puderem ver nas imagens acima. 

Criaram diferentes produtos: sabonetesdesinfetantespanos de pratochaveiroscofresbijouteriasquadros usando as mais variadas técnicasarranjos de florescaixinhas de presente com uma trufa de chocolate... tudo com muito cuidado, carinho, criatividade e profissionalismo.

Abaixo reproduzimos o cartaz com o logo de cada uma das empresas:

Cada área do conhecimento, então, propôs conteúdos dentro dessa temática criando o nome da empresa que deveria relacionar-se ao produto, um logotipo e o slogan da empresa (o que ocorreu nas aulas de informática, na realidade todas as áreas do conhecimento se cruzaram mais do que nunca), criaram propagandas para os mais diferentes suportes (gravadas oralmente ou em formato para o youtube - como visto no início dessa postagem), fizeram comerciais usando a técnica do stopmotion, produziram jinglescartões de visitaimã de geladeira. Houve muito trabalho envolvendo estudantes, professores, gestores e funcionários do CIEJA. Mas um trabalho que nos alimenta porque vemos sentido no que estamos fazendo.

Além de tudo isso, os estudantes tiveram o cuidado e capricho de embalarem os produtos para serem comercializados (embalagem e sua importância) e ainda estudaram sobre o processo de precificação dos produtos, a margem de lucro, refletiram sobre as leis trabalhistas (tema tão importante nos dias de hoje), a uberização do trabalho (reflexão difícil e dura, mas fundamental nas escolas), o impacto do consumo na sociedade, as relações de trabalho entre tantos outros conteúdos pertinentes ao empreender. 

Na realidade um projeto como o desenvolvido é propício ao cruzamento das áreas do conhecimento, temas e conteúdos, ou seja, é perfeito para a inter/transdisciplinaridade e para uma educação integral e inclusiva dado que todos os estudantes participam de tudo e são estimulados a se desenvolverem cada vez mais.

Após tudo isso e partindo do combinado no início do bimestre, que foi vincular o recebimento do dinheiro à presença nas aulas,  cada estudante recebeu um valor simbólico (dinheiro de mentira) para adquirir os produtos criados pelas empresas. Quem tinha até 6 faltas recebeu R$ 50,00; quem tinha de 7 a 15 ausências ganhou R$ 30,00 e quem tinha 16 faltas ou mais recebeu R$ 20,00. A ideia era incentivar a presença dos estudantes durante o semestre e não puni-los, especialmente porque o dinheiro era fictício e mais importante do que comprar era refletir sobre o EMPREENDER.

No dia da apresentação, cumpre dizermos que havia estudantes de todos os horários na escola para falarem e demonstrarem o que estava sendo vendido. A colaboração foi incrível. E ainda havia murais em que puderam expressar sua opinião sobre o projeto e o que estava acontecendo na escola.

Isso é escola! 
Essa agitação! 
Esse ir e vir!

E quase terminando, em cada sala havia um caixa para podermos dar o troco se necessário e guardarmos o dinheiro recebido porque ainda faremos o balancete, a avaliação do projeto e um mural com frases escritas pelos estudantes após o evento.
Na realidade sem dizermos demos voz aos estudantes, protagonismo a eles, desenvolvemos belos trabalhos de autoria e permitimos a valorização de seus saberes. 
Conseguimos que os olhos de todos - estudantes, professores, gestores, funcionários, colaboradores - brilhassem com o que estão fazendoBrilho! Educação, dentre tantas questões, é brilho!


Equipe CIEJA Vila Maria/ Vila Guilherme

Pra finalizar acompanhe um pouco do que aconteceu no dia 2 de outubro:


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