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quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Rios subterrâneos em São Paulo

Disciplinas envolvidas: Ciências Humanas (História e Geografia), Informática Educativa e Educação Física.

A partir da meta anual do CIEJA de 2018 e de diversas práticas estudadas em JEIF (como baixar vídeos do youtube, como espelhar a tela do celular na TV das salas, como trabalhar com o Prezi e com GoConqr) incorporamos novas Tecnologias na Aprendizagem e iniciamos com  todos os estudantes da escola uma sensibilização sobre a história dos rios em São Paulo assistindo ao vídeo “Entre Rios” (BR, 2009, 25min) na sala de informática. Esse documentário narra o  processo de urbanização da cidade de São Paulo destacando a história da canalização do Rio Tamanduateí.


Após assistirmos ao vídeo, analisamos algumas causas históricas, políticas, econômicas e a urbanização nos dias atuais, bem como os rios no entorno da escola e do bairro (lembrando que no ano anterior os alunos já tiveram uma prévia analisando os rios e córregos do bairro onde moram e nas proximidades de seus trabalhos fotografando-os).

Após a discussão, os alunos visitaram sites (https://www.cidadeazul.org/ e http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br) que mostram a localização dos rios subterrâneos, utilizando os recursos que a tecnologia proporciona para localizarmos esses rios em São Paulo e nos bairros no entorno da escola, ao que se surpreenderam com a quantidade de rios subterrâneos que há em São Paulo.

Fizemos também um jogo realizado na aula de Educação Física, em que os estudantes responderam em grupo algumas questões utilizando a plataforma GoConqr sobre os rios de São Paulo. Em seguida,  os alunos se movimentaram na escola, com a dinâmica “caça ao tesouro” procurando envelopes que continham cartas como jogo da memória e tiras de papel com letras para formar palavras referentes ao estudo dos rios de São Paulo, a condição era encontrar em lugares próximos à água e formar a palavra que encontrou no envelope primeiro.

Finalizamos com a localização do rio subterrâneo na rua da escola fotografando os estudantes indicando a proximidade deste rio. E criamos um painel interativo em que os estudantes têm acesso a uma representação da cidade de São Paulo e a outra parte “camuflada” com a localização dos rios no bairro da escola, como podem ver nas imagens abaixo:





http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br

Professora Sandra Natali


















Um comentário:

  1. Achei bem legal saber sobre os rios subterrãneos, e discutir sobre causas políticas, econômicas, históricas e urbanização. Amei. Beijos

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