Rios subterrâneos em São Paulo
Disciplinas envolvidas:
Ciências Humanas (História e Geografia), Informática Educativa e Educação Física.
A
partir da meta anual do CIEJA de 2018 e de diversas práticas estudadas em JEIF
(como baixar vídeos do youtube, como espelhar a tela do celular na TV das
salas, como trabalhar com o Prezi e com GoConqr) incorporamos novas Tecnologias
na Aprendizagem e iniciamos com todos os
estudantes da escola uma sensibilização
sobre a história dos rios em São Paulo assistindo ao vídeo “Entre Rios”
(BR, 2009, 25min) na sala de informática. Esse documentário narra o processo de urbanização da cidade de São
Paulo destacando a história da canalização do Rio Tamanduateí.
Após
assistirmos ao vídeo, analisamos algumas causas
históricas, políticas, econômicas e a urbanização
nos dias atuais, bem como os rios no
entorno da escola e do bairro (lembrando que no ano anterior os alunos já
tiveram uma prévia analisando os rios e córregos do bairro onde moram e nas
proximidades de seus trabalhos fotografando-os).
Após
a discussão, os alunos visitaram sites (https://www.cidadeazul.org/
e http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br) que
mostram a localização dos rios subterrâneos, utilizando os recursos que a
tecnologia proporciona para localizarmos esses rios em São Paulo e nos bairros
no entorno da escola, ao que se surpreenderam com a quantidade de rios
subterrâneos que há em São Paulo.
Fizemos
também um jogo realizado na aula de Educação Física, em que os estudantes
responderam em grupo algumas questões utilizando a plataforma GoConqr sobre
os rios de São Paulo. Em seguida, os
alunos se movimentaram na escola, com a dinâmica “caça ao tesouro” procurando
envelopes que continham cartas como jogo da memória e tiras de papel com letras
para formar palavras referentes ao estudo dos rios de São Paulo, a condição era
encontrar em lugares próximos à água e formar a palavra que encontrou no
envelope primeiro.
Finalizamos
com a localização do rio subterrâneo na rua da escola fotografando os
estudantes indicando a proximidade deste rio. E criamos um painel interativo em
que os estudantes têm acesso a uma representação da cidade de São Paulo e a
outra parte “camuflada” com a localização dos rios no bairro da escola, como
podem ver nas imagens abaixo:
Prezi: www.prezi.com
GoConqr: https://www.goconqr.com/pt-BR/
Vídeo: “Entre Rios” - https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc
Sites: https://www.cidadeazul.org/
Achei bem legal saber sobre os rios subterrãneos, e discutir sobre causas políticas, econômicas, históricas e urbanização. Amei. Beijos
ResponderExcluir