LUDICIDADE NA EJA:
BRINCADEIRAS SÉRIAS OU SÉRIAS BRINCADEIRAS?
EIS A QUESTÃO!
E VAMOS DE REFLEXÃO!
Acordei com o pé esquerdo
Calcei meu pé de pato
Chutei o pé na cama
Chutei o pé na cama
Botei o pé na estrada
Dei um pé de vento
Cai num pé-d'água
Enfiei o pé na lama
Perdi o pé de apoio
Agarrei num pé de planta
Despenquei com pé descalço
Tomei pé da situação
Contar um pouco é o que tentaremos fazer ao longo desse post sobre o que vivemos no dia 11 de outubro no CIEJA. Narrar não é uma tarefa fácil, mas tentaremos ser um pouco a Sherazade das "Mil e Uma noites" porque houve muitos livros nessa história. Então, muita atenção porque lá vamos nós...
Queríamos brincar - mas brincar seriamente, brincar pra aprendermos - e essa ideia surgiu pela proximidade do Dia das Crianças e do Dia do Professores.
Resolvemos, então, unir essas duas festividades em uma
JEIF pra lá de especial.
JEIF pra lá de especial.
Foi aí que optamos por trabalhar com a LUDICIDADE NA EJA porque somos um CIEJA. Começamos a pensar, a bolar, a criar o que fazer nessa formação.
Poderíamos começar jogando amarelinha, virando cambalhota, jogando bolinha de gude, resgatando diversas brincadeiras da infância...
Mas preferimos trabalhar com o corpo adentrando a Sala de Leitura (local de nossa reunião) ao som de "Pé com Pé" do grupo Palavra Cantada LITERALMENTE saltando, pulando, caminhando, nos divertindo por meio de pés de diversas cores que formavam um "corredor" para a Sala.
Mas preferimos trabalhar com o corpo adentrando a Sala de Leitura (local de nossa reunião) ao som de "Pé com Pé" do grupo Palavra Cantada LITERALMENTE saltando, pulando, caminhando, nos divertindo por meio de pés de diversas cores que formavam um "corredor" para a Sala.
Essa trilha de pés nos exigiu atenção, cuidado, organização e coordenação motora.
Uma deliciosa (havia balas de goma dentro do copo) pauta lúdica esperava por nossos professores
ao final do caminho de pés.
Em formato de catavento a pauta trazia os
4 momentos de nossa reunião:
Trocas e Toques
Que comecem os jogos
Pra Vá Ler
Tempo, tempo...
Mas toda pauta precisa ter uma breve introdução, no caso havia uma epígrafe apresentando a importância do lúdido em nossas vidas e no que nos toca diretamente: a importância e possibilidade do lúdico na EJA.
É evidente que não é o lúdico pelo lúdico, mas o lúdico relacionado à aprendizagem e tornar o aprender mais prazeroso e por que não: SABOROSO...
É evidente que não é o lúdico pelo lúdico, mas o lúdico relacionado à aprendizagem e tornar o aprender mais prazeroso e por que não: SABOROSO...
APRECIEM A VISTA PANORÂMICA DA
SALA DE LEITURA!
CAPÍTULO 1: Trocas e Toques - trocas e toques são importantes no ambiente escolar? PRA NÓS SIMMMMMM!!!
Iniciamos o encontro, pedindo que os educadores caminhassem livremente pela Sala de Leitura olhando-se olhos nos olhos. Olhar olho no olho é difícil, mas como todos se conheciam, a interação foi bem espontânea. Mesmo sem ainda ter pedido, vários deles começaram a se cumprimentar e aproveitamos essa deixa e dissemos que todos poderiam se cumprimentar informalmente (algo que se daria alguns minutos depois). Andaram mais um pouco e dissemos que ao comando dos coordenadores pedagógicos deveriam parar e formar uma dupla para desenvolverem algumas atividades corporais/ teatrais.
A primeira atividade proposta foi "imagem em um espelho". Para tal, uma pessoa deveria se olhar no espelho e se movimentar, realizar algo de forma que o espelho executaria os mesmos movimentos. Após alguns minutinhos invertemos as posições, ou seja, quem era espelho passou a ser pessoa e quem era pessoa se tornou espelho. Trabalho corporal, de troca, de confiança, de grupo começa a ser desenvolvido...
Andamos mais um pouco porque o trabalho com o corpo é importante nas aulas e reuniões. Quando os coordenadores pedagógicos disseram PAROU, cada um deveria formar uma dupla com alguém que estivesse usando a mesma cor de roupa ou uma cor próxima.
Formadas as duplas, explicamos que um seria uma espécie de "fantoche" e o outro poderia manipulá-lo a partir de um fio imaginário (invisível) que estaria na sua cabeça ou na ponta do nariz. O conceito por detrás dessas atividades é trazer o lúdico para a sala de aula e começarmos a ter consciência corporal e entender o corpo como um instrumento de aprendizagem e o quanto ele suporta, são exercícios de auto-conhecimento.
O último exercício proposto foi "escultor e escultura", ou melhor, um dos integrantes da dupla seria um escultor e deveria moldar/ esculpir uma escultura que seria apreciada pelos demais escultores durante alguns minutos. É óbvio que invertemos as posições para todos sentirmos na pele esse exercício.
Acompanhe abaixo alguns desses momentos:
Vejam as esculturas feitas especialmente para essa reunião
CAPÍTULO 2: Que comecem os jogos!
Um pouco de teoria e estudo são importantes e
para o Cassino de Mônaco fomos porque ninguém é de ferro
Corpo aquecido, precisávamos aquecer a mente. Iniciamos uma roda de conversa sobre o lúdico na EJA partindo do texto
"A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS
E ADULTOS – EJA" de Poliana da Silva A. S. Camargo e Érika de Campos Rosa.
No link abaixo você poderá ler o artigo na íntegra:
Como estávamos trabalhando com o lúdico, queríamos que a leitura do texto também fosse lúdica. Como conseguir isso?
Para atingirmos esse objetivo, preparamos uma apresentação em um programa de computador chamado Prezi em que trabalhamos alguns tópicos desse texto. Cada tópico da apresentação foi escrito em uma tira de papel e colocado dentro de uma caixa. Em semi-círculo e ao som da música "Batata quente" (vídeo abaixo) a caixa deveria passar entre os educadores. Quando a música parasse, o educador deveria retirar uma das palavras da caixa e mostrar para todos os componentes do grupo. Então, acessávamos no Prezi o item correspondente, líamos o trecho do texto e abríamos para a escuta e intervenção dos educadores.
Trabalhando o texto dessa forma garantimos um estudo menos cansativo e a multiplicidade de opiniões, enriquecendo o debate e nosso trabalho.
Caso queira ter acesso ao Prezi, ele pode ser acessado no seguinte link:
Além da parte teórica a respeito do lúdico propusemos a parte prática. Assim, cada grupo de 5 professores recebeu um jogo chamado "Super Trunfo" que foi confeccionado pelos coordenadores pedagógicos, que em nossa JEIF chamamos de "CIEJA HEROES".
Mas não era qualquer "Super Trunfo"! Em nosso jogo, cada carta representava um professor e os itens listados eram: Alegria, Diários em Ordem, Participação na JEIF, Campeões de JEX, além de duas cartas SUPER especiais, os Super Trunfos, compostos pela carta da Coordenadora Geral do CIEJA, Suely, e a Supervisora, Flávia.
Foi um momento divertido e significativo, pois percebemos que um jogo como esse traz diversas possibilidades de intervenção: a identificação inicial pelo fato de todos os jogadores se verem nas cartas, o trabalho em grupo, estratégia, pensamento lógico, sequência numérica, noção de maior que/menor que, entre tantas outras formas de explorá-lo.
O trabalho lúdico e em grupo auxilia nossos jovens e adultos a lidarem melhor com dinâmicas em entrevistas, uma vez que essa é uma prática cada vez mais comum no recrutamento de emprego.
CAPÍTULO 3: Pra Vá Ler
DE LEITURA...
Inspirados em um museu europeu, em que os visitantes vestem um sapato de uma pessoa e escutam a história dessa pessoa a partir do sapato, decidimos fazer uma "brincadeira de leitura" entre os CIEJAs.
Há algumas semanas, pedimos que nossos professores trouxessem um livro que fosse significativo para eles para darem de presente a algum professor do CIEJA Santana. Os professores de lá tiveram essa mesma comanda, mas deveriam presentear os professores do CIEJA Vila Maria.
Cada professor escreveu em um marca página um breve relato sobre os motivos de ter escolhido esse livro, sobre a importância desse livro para sua vida. Esse texto seria lido pelos professores do CIEJA Santana no momento da escolha do livro e vice-versa. Quase ia me esquecendo: nos livros escrevemos dedicatórias para seus futuros leitores.
No dia da reunião e escolha dos livros, expusemos os marca páginas em um varal para que todos pudessem ler a importância desses livros para quem os estava presenteando. Cada um dos professores escolhia um deles e trocava pelo respectivo livro porque havia um número no marca página e o mesmo número no livro.
Esse foi um momento de integração entre os CIEJAs e bem significativo, pois oportuniza enxergar a obra pelo olhar do outro, como também permite o ganhar um presente especial, nesse caso um livro que é um dos instrumentos de trabalho e de reflexão de qualquer educador.
Além do livro maravilhoso para ler no feriado que se aproximava (12 e 15 de outubro), como comemoração pelo Dia dos Professores, nossos educadores receberam um tapa-olhos com o tema "emoji" que vem permeando nosso caminho e trazendo alegria e entusiasmo durante esse ano letivo. Com essa pequena lembrança, desejamos que todos descansem nesse feriado para recarregarem as baterias para o último bimestre de 2018. Abaixo há uma foto coletiva com todos usando esse presente:
Momento surpresa: Antes do nosso café super especial, pedimos que nossos professores fossem até a entrada da escola para criarmos juntos um mural que retratasse os momentos de estudo de hoje. Conversamos um pouco diante de um mural na entrada da escola que estava coberto com um papel pardo e ao inciarmos os registros foi sugerido trocarmos a folha e ao tirarmos esse papel....
Tcharam!
Lá estavam nossos professores heróis
compondo um lindo mural que os homenageava.
Você pode assistir à reação de nossos professores ao se verem no mural através do link abaixo:
E na sequência um pouco de interação entre nossos
super, super, super heróis!
CAPÍTULO 4: Tempo, tempo...
em uma boa reunião é preciso ter uma retrospectiva
para avançarmos
Após muita emoção, troca e aprendizado ainda havia mais uma homenagem: uma retrospectiva que trazia vários momentos que vivemos juntos nesse caminhar pedagógico de 2018.
Veja através do link abaixo o quanto construímos e vivemos nesse ano.
CAPÍTULO FINAL
(por enquanto, não pensem que é o último porque ainda tem muito pela frente):
Eu juro que jamais sentirei fome novamente
E como não poderia deixar de faltar, encerramos nossa formação com um cardápio que remetia às lembranças afetivas dos doces de infância com lanche de carne louca, cachorro-quente, brigadeiro, balas e guloseimas com muitas cores e sabores.
Alimentar o corpo, a mente e sair inspirados de forma lúdica para seguirmos pelo 4º bimestre e como educadores é fundamental.
E que venham mais reflexões sobre a EJA e a ludicidade!
Angélica Oliveira e Marcos Eça
EPÍLOGO: melhores momentos!
Imperdível!!!
Clique no VÍDEO abaixo:
Eu acordei com os dois pés (kkkk), mas os descalcei para trilhar o caminho especial e chegar à Sala de Leitura. Nossa JEIF foi mais do especial: foi extraordinária! Cheia de surpresas agradáveis e recheada de ludicidade, o que me faz confirmar que escolhemos corretamente nossas atividades na Informática.
ResponderExcluirSempre há uma criança internalizada no adulto.
Dois momentos foram especialmente marcantes pra mim: a surpresa do Painel de Super-Herois e o jogo SUPER TRUNFO, sobre a LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EJA. Bom demais!
Obrigado pelo carinho, Mara. Beijo grande, Angélica e Marcos.
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