TEORIA E PRÁTICA OU PRÁTICA E TEORIA:
UMA BELA INTERLOCUÇÃO!
Em nossas JEIFs tentamos aliar questões teóricas a prática. Pensando nisso e nos talentos que temos no CIEJA, convidamos o estudante Ezequiel Costa da Silva do módulo 2A para ministrar uma oficina de porta-lápis ecológico feito com rolinho de papel higiênico e jornal.
Antes da oficina do Ezequiel, tivemos uma fala da professora Maria Lúcia Souza Santos que atua na Sala de Recursos Multifuncionais (SRMs) do CIEJA para trazermos um pouco mais as questões dos estudantes com deficiência do CIEJA para nossa pauta e pensarmos em nossa realidade. Conversamos sobre alfabetizar ou não alfabetizar: eis a questão? Saber ou não saber escrever o nome: outra bela questão? Quais são as possibilidades de integração dos estudantes com deficiência? Quais são as fases pelas quais as famílias passam ao terem um filho com deficiência? E os educandos com deficiência, como se sentem em todo esse turbilhão? E qual o papel da escola nessa história? A interlocução e questões levantadas foram pra lá de pertinentes.
Mas a cereja do nosso bolo foi a oficina que o estudante Ezequiel ministrou para os professores do CIEJA. Apenas para lembrar o Ezequiel que frequenta a SRMs com a professora Maria Lúcia por esse motivo a fala dela antecedeu a oficina. O estudante pouco a pouco passava nos grupos dando orientações e às vezes comentava "Nossa", rs... querendo dizer: "Poderia estar melhor". É importante dizermos que estudantes com deficiência ao realizarem uma atividade a fazem com um controle de qualidade bastante elevado. Somente poderemos agradecer ao Ezequiel por compartilhar sua arte conosco e à professora Maria Lúcia por dividir um pouco de seus estudos, questionamentos e reflexões com o grupo.
Abaixo alguns momentos dessa JEIF pra lá de especial.
Angélica de Oliveira e Marcos Eça
Nenhum comentário:
Postar um comentário