Partilhar

terça-feira, 30 de outubro de 2018

O MUNDO DO TRABALHO NAS AULAS DE INFORMÁTICA

O MUNDO DO TRABALHO

A ideia de desenvolver este tema no Laboratório de Informática surgiu durante nossos encontros nas JEIFs, após realizarmos uma consulta a nossos estudantes no início deste ano letivo para votarmos os temas a serem trabalhados durante os 2º, 3º e 4º bimestres.
Eles elegeram os temas de estudo e levamos em conta seu contexto para dar sentido ao aprendizado no CIEJA.
Traçamos algumas linhas para aproximar o tema o mundo do trabalho aos estudantes, de forma interdisciplinar, mas ele foi de fato se definindo conforme a receptividade das questões que foram abordadas.
Quando se busca um emprego é necessário apresentar-se ao empregador e propusemos a escrita de uma carta, em estilo protocolar. Cada turma escolheu livremente o local onde gostariam de trabalhar, procuramos juntos o nome do empregador e seu endereço. Pensamos quais qualidades seria interessante destacar e que encheriam seus olhos de interesse pelo candidato. Veio então a proposta de escrever três parágrafos: a) o primeiro apresentando a função desejada na empresa, b) o segundo descrevendo suas qualidades e c) o terceiro agradecendo e despedindo-se. Cada educando redigiu sua carta, conforme a função que mais se adequa à sua personalidade, sem repetição de funções, mas toda a turma escreveu para uma mesma empresa, pensando em compor o quadro de funcionários.
Na sequência, abrimos uma conta de e-mail para cada estudante e exercitamos um pouco o escrever mensagem, enviar mensagem e responder mensagem, utilizando o ícone do “clips” para enviar documentos em anexo.
A carta foi enviada por anexo à professora responsável pelo trabalho, como um exercício de simulação, como se de fato a estivessem enviando ao empregador.
Num segundo momento, caso o candidato tivesse sua carta aceita, seria necessário preencher uma ficha cadastral, com dados pessoais, familiares e experiência profissional. Assim, criamos uma ficha e cada estudante respondeu a sua, tendo o tempo hábil de procurar em casa o número de seus documentos e outros itens relacionados, tais como data de emissão de seu RG, zona e sessão do título de eleitor, entre outros.
Após o preenchimento dessa ficha cadastral, pensando numa próxima etapa do processo seletivo, que seria a entrevista de emprego, assistimos a um vídeo curto com dicas de como se sair bem numa entrevista de emprego, o que deve ou não ser verbalizado, como se vestir, como se comportar.


Fizemos um sorteio para que cada um explicasse à sua turma as dicas contidas no vídeo. Dada essa comanda, vimos o vídeo mais uma vez. Puderam explicar cada dica exibida e contribuir com suas experiências e vivências, o que enriqueceu bastante nossa busca ao “Mundo do Trabalho”.
Depois desse amadurecimento, propusemos a realização de uma entrevista de emprego, dentro da sala de aula, simulando como seria feita se no processo seletivo, se o candidato passasse pelas fases deste. Uma entrevista gravada em vídeo para nossa própria estimulação. E assim foi feito, cada estudante se ofereceu para exercer uma função dentro da atividade, como entrevistador, candidato, montagem do cenário, operador de vídeo, bastidores, entre outras. Mas o roteiro da entrevista foi produzido coletivamente. Todos puderam palpitar e idealizar a melhor empresa para se trabalhar naquele momento, o que o entrevistador poderia perguntar, o que o candidato poderia responder que não comprometesse o sucesso da sua proposta, e assim foi surgindo, coletivamente, um texto projetado no datashow, para que todos pudessem acompanhar o raciocínio, numa sequência de perguntas e respostas. Curioso é que percebiam palavras com grafia não adequada e sugeriam uma solução. Reconheciam quando determinada resposta não se adequava a uma entrevista bem sucedida e a corrigiam. Colocavam-se no papel de entrevistador e propunham uma nova pergunta, conforme a resposta anterior.
A simulação de entrevista foi realizada, filmada e apreciada na aula seguinte, para que pudessem reconhecer o que de fato deu certo e o que poderia ser melhorado. Aprenderam a se comportar num ambiente formal, de possível tensão emocional, e a se preparar para quando o momento surgir. É importante ressaltar que nossos estudantes com deficiência participaram ativamente de todo o projeto, dando palpites e participando da gravação da entrevista, espontâneamente.
Num outro momento, visitaram sites de emprego na internet que intermediam/ selecionam candidatos para as grades empresas.

Foi um sucesso!
Profª Mara Degilio 












   
















E que muitos empregos surjam para todos os estudantes...

Mara Degilio

8 comentários:

  1. Uau!!!!
    Esse nosso Projeto voltado ao Mundo do Trabalho foi um espetáculo. Os estudantes se engajaram nas propostas feitas pelas professoras de Informática Educativa e até toparam simular entrevistas de trabalho, diferenciando bem o que seria viável ou não transmitir ao entrevistador, naquele momento. Show de bola!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Participar desse projeto orientado pela professora Mara deu a oportunidade dos alunos a vivenciar o mundo do trabalho.

    ResponderExcluir
  4. EU participei das aulas e gostei muito, eu fiquei muito nervoso na hora da entrevista, mas a professora Mara com muita paciência e dedicação falou para mim ter calma.
    EU respirei me acalmei e deu tudo certo.
    Só tenho agradecer por ter os melhores professores me ensinando....

    ResponderExcluir
  5. EU participei das aulas e gostei muito, eu fiquei muito nervoso na hora da entrevista, mas a professora Mara com muita paciência e dedicação falou para mim ter calma.
    EU respirei me acalmei e deu tudo certo.
    Só tenho agradecer por ter os melhores professores me ensinando....
    Gildasio P dos Santos Mod-4G

    ResponderExcluir
  6. EU participei das aulas e gostei muito, eu fiquei muito nervoso na hora da entrevista, mas a professora Mara com muita paciência e dedicação falou para mim ter calma.
    EU respirei me acalmei e deu tudo certo.
    Só tenho agradecer por ter os melhores professores me ensinando....

    Responder

    ResponderExcluir
  7. Foi bem produtivo participar desta entrevista, aprendi como me portar e agir, aprendi também como devo falar sobre meus objetivos para o empregador. Obrigada Professora Mara pela oportunidade de aprender tantas coisas. Beijosss.
    sou aluna Paula do 3D

    ResponderExcluir
  8. No 3º bimestre foi feito um trabalho na sala de informática sobre como se portar numa entrevista de emprego, para conseguir sucesso. Foi importante aprendermos para no futuro estarmos melhor preparados.
    Ciene, módulo 3 B

    ResponderExcluir