Os professores do CIEJA Vila Maria/Vila Guilherme
resolveram preparar uma aula diferente para recepcionar os alunos em 2016.
A intenção era refletirmos sobre a memória de escola brasileira. Uma
escola em que os alunos se sentam enfileirados e os professores falam o tempo
todo para os estudantes silenciosos sentados em suas carteiras escolares mansamente.
Oh, corpos dóceis!
Corpos dóceis, oh!
No cieja é diferente!
Porque os alunos participam das decisões
da escola.
Enfim, são provocados para falar de suas experiências, o que pensam
sobre o mundo, o que sabem de cada tema trabalhado e como podem contribuir para os projetos e temas estudados ao longo dos bimestres.
Apresentamos então algumas fotos dos mais diversos trabalhos realizados
em 2015. E olha que foram muitos!
Na sequência, pedimos aos alunos a opinarem sobre quais temas
gostariam de estudar no 2º, 3º e 4º bimestres de 2016. No primeiro bimestre, já havíamos definido que trabalharemos com questões referentes à temática étnico-racial e indígena por serem temáticas importantes em uma escola e sociedade que privilegiam a igualdade social e a diversidade, como também por estarmos aplicando a lei 11.645/2008 e as orientações da DRE Jaçanã/Tremembé em nosso âmbito escolar.
Silêncio!
Ouviu-se algumas
pessoas dizendo:
“Como assim? Quer dizer que eu vou dizer o que podemos aprender
aqui? ”
Mas em seguida, os alunos foram sugerindo múltiplos temas...
E os temas mais votados pelos alunos foram: Saúde, Economia e Política e Oficinando no CIEJA.
Aguardem as postagens ao longo de 2016 para nos deleitarmos com os trabalhos que serão criados e apresentados pelos alunos do CIEJA sob a orientação de seus professores.
Fotografias: professores Isabel Pecim de Souza e
Alexandre Lucilio da Cruz
Edição, montagem e texto: professora Lourdes José da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário