Partilhar

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

RECEPCIONAR OS ALUNOS DEMOCRATICAMENTE

Os professores do CIEJA Vila Maria/Vila Guilherme resolveram preparar uma aula diferente para recepcionar os alunos em 2016.


A intenção era refletirmos sobre a memória de escola brasileira. Uma escola em que os alunos se sentam enfileirados e os professores falam o tempo todo para os estudantes silenciosos sentados em suas carteiras escolares mansamente. 
Oh, corpos dóceis!
Corpos dóceis, oh!


No cieja é diferente! 

Porque os alunos participam das decisões 
da escola.



 Os alunos são convidados o opinarem, a terem voz, a perceberem o que é uma escola democrática. Os professores desenvolvem sua escuta sensível e valorizam a voz do aluno que se sente respeitado, valorizado e se identifica com esse processo educativo.
Enfim, são provocados para falar de suas experiências, o que pensam sobre o mundo, o que sabem de cada tema trabalhado e como podem contribuir para os projetos e temas estudados ao longo dos bimestres.


Apresentamos então algumas fotos dos mais diversos trabalhos realizados em 2015. E olha que foram muitos! 
Na sequência, pedimos aos alunos a opinarem sobre quais temas gostariam de estudar no 2º, 3º e 4º bimestres de 2016. No primeiro bimestre, já havíamos definido que trabalharemos com questões referentes à temática étnico-racial e indígena por serem temáticas importantes em uma escola e sociedade que privilegiam a igualdade social e a diversidade, como também por estarmos aplicando a lei 11.645/2008 e as orientações da DRE Jaçanã/Tremembé em nosso âmbito escolar.



Silêncio! 
Ouviu-se algumas pessoas dizendo: 
“Como assim? Quer dizer que eu vou dizer o que podemos aprender aqui? ”


Mas em seguida, os alunos foram sugerindo múltiplos temas...


E os temas mais votados pelos alunos foram: Saúde, Economia e Política e Oficinando no CIEJA.

Aguardem as postagens ao longo de 2016 para nos deleitarmos com os trabalhos que serão criados e apresentados pelos alunos do CIEJA sob a orientação de seus professores.



Fotografias: professores Isabel Pecim de Souza e  
Alexandre Lucilio da Cruz


Edição, montagem e texto: professora Lourdes José da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário