REUNIÃO PEDAGÓGICA
DIA 30 DE MARÇO DE 2017
Iniciamos
nossa reunião pedagógica entregando uma pauta realizando um convite às/aos
professoras/es: a pauta tinha o formato de uma porta e apresentava o seguinte
enunciado: “Bata, se abrir entre”. Ao abrir
a porta, havia a pauta a ser desenvolvida.
Iniciamos
a reunião com uma dinâmica chamada “Em
uma ilha deserta...” (anexo 2) em
que propusemos a seguinte situação:
“Como
quase sempre começamos falando de algum filme, hoje trataremos do longa Náufrago (2000) – lembram-se do sr.
Wilson e de Tom Hanks? Vamos imaginar que você estava naquele avião que caiu no
mar e foi o único sobrevivente – Tom Hanks morreu! E nada de sr. Wilson, por
favor! –, de tudo o que havia na aeronave escreva abaixo 10 itens que podem ser
úteis para você sobreviver na ilha deserta por tempo indeterminado e aguarde
pelas instruções...”
Após
propô-la e os professores escreverem seus 10 itens, resolvemos dificultar um
pouco mais a situação da seguinte forma: pedimos que os professores se unissem
em pares e que ao invés de 10 itens somente poderiam levar 3 objetos. Realizado
esse momento, dificultamos um pouco mais: agora, os professores teriam de se
unir em 4 pessoas e levar apenas 2 objetos. Não satisfeitos, dificultamos um
pouco mais: pedimos que se juntassem em 8 professores e levassem apenas 1
objeto e, por fim, que todos os professores se unissem e levassem um único
objeto e qual seria este: após todos esse trabalho de negociação, trocas,
discussão decidiram levar um kit de
primeiros socorros com muitos objetos. Ao longo da dinâmica pudemos notar a
interação e como cada um vai resolvendo os problemas propostas. Momento inicial
prazeroso e de abertura da reunião.
A seguir
assistimos a algumas cenas dos filmes A Língua das Mariposas (1999) de
José Luis Cuerda e Pro Dia Nascer Feliz (2005) de João Jardim para refletirmos e
discutirmos sobre o imaginário de escola e de estudante que permeiam nossa
sociedade como também o imaginário e as noções de currículo predominante nas
unidades escolares. A discussão a partir de material audiovisual foi intensa e
levantou boas questões.
Na
sequência, formamos três grupos para lermos das páginas 17 a 20 do texto Indagações sobre Currículo – Currículo,
Conhecimento e Cultura (anexo 3; em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf
) e elaborarmos 2 problematizações
ou questões para serem discutidas e debatidas com os outros 2 grupos.
As/os
professoras/es se dividiram nos grupos e em um deles estava a coordenadora
geral, em outro a assistente da coordenadora e no terceiro o assistente
pedagógico e educacional. Todos os grupos leram o texto, o discutiram e
levantaram suas questões que são as seguintes (o primeiro grupo conseguiu
elaborar 3 questões, por essa razão tivemos 7 questionamentos ao final):
1) Como o
currículo é influenciado pela realidade social e cultural?
2) Como as
atitudes e ações dos funcionários da escola como um todo influenciam no
currículo?
3) Como se
consegue dar conta da realidade da comunidade e do mínimo curricular colocado
pelo sistema?
4) O
quanto conhecemos sobre a identidade cultural dos nossos alunos?
5) Uma
professora estava dando aula sobre sexualidade humana, explicitando os métodos
contraceptivos. Quando uma aluna a interrompeu dizendo que no fluxo (baile funk que ocorre na rua) “manda
ver” e é tudo liberado. Qual seria sua intervenção na sala de aula?
6) Quando citamos aprendizagem tradicional não estamos nos
referindo às vezes ao termo como prática e não como currículo?
7) Como construir um currículo que contemple a diversidade de
alunos do CIEJA?
Após todos
os questionamentos e problematizações, deixamos sobre uma das mesas várias
tiras de papel cartão e propusemos o seguinte questionamento: o que vocês
diriam, ou melhor, escreveriam sobre o currículo da nossa escola?
Cada
professor retirou uma tira e escreveu uma palavra ou enunciado. Realizamos a
leitura destes e combinamos que na jeif de 04/04 montaríamos o mural síntese de
nossa reunião pedagógica e que levaríamos os alunos para visitá-lo e
introduzir, apresentar, discorrer sobre o currículo e nosso PPP 2017 com eles.
Abaixo veja o mural elaborado por todos nós.
Até a próxima!
Marcos Eça
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