Partilhar

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Reunião Pedagógica de 30/03 e Mural Síntese sobre Currículo

REUNIÃO PEDAGÓGICA

DIA 30 DE MARÇO DE 2017

Iniciamos nossa reunião pedagógica entregando uma pauta realizando um convite às/aos professoras/es: a pauta tinha o formato de uma porta e apresentava o seguinte enunciado: “Bata, se abrir entre”. Ao abrir a porta, havia a pauta a ser desenvolvida.

Iniciamos a reunião com uma dinâmica chamada “Em uma ilha deserta...”  (anexo 2) em que propusemos a seguinte situação:





“Como quase sempre começamos falando de algum filme, hoje trataremos do longa Náufrago (2000) – lembram-se do sr. Wilson e de Tom Hanks? Vamos imaginar que você estava naquele avião que caiu no mar e foi o único sobrevivente – Tom Hanks morreu! E nada de sr. Wilson, por favor! –, de tudo o que havia na aeronave escreva abaixo 10 itens que podem ser úteis para você sobreviver na ilha deserta por tempo indeterminado e aguarde pelas instruções...”


Após propô-la e os professores escreverem seus 10 itens, resolvemos dificultar um pouco mais a situação da seguinte forma: pedimos que os professores se unissem em pares e que ao invés de 10 itens somente poderiam levar 3 objetos. Realizado esse momento, dificultamos um pouco mais: agora, os professores teriam de se unir em 4 pessoas e levar apenas 2 objetos. Não satisfeitos, dificultamos um pouco mais: pedimos que se juntassem em 8 professores e levassem apenas 1 objeto e, por fim, que todos os professores se unissem e levassem um único objeto e qual seria este: após todos esse trabalho de negociação, trocas, discussão decidiram levar um kit de primeiros socorros com muitos objetos. Ao longo da dinâmica pudemos notar a interação e como cada um vai resolvendo os problemas propostas. Momento inicial prazeroso e de abertura da reunião.


A seguir assistimos a algumas cenas dos filmes A Língua das Mariposas (1999) de José Luis Cuerda e Pro Dia Nascer Feliz (2005) de João Jardim para refletirmos e discutirmos sobre o imaginário de escola e de estudante que permeiam nossa sociedade como também o imaginário e as noções de currículo predominante nas unidades escolares. A discussão a partir de material audiovisual foi intensa e levantou boas questões.


Na sequência, formamos três grupos para lermos das páginas 17 a 20 do texto Indagações sobre Currículo – Currículo, Conhecimento e Cultura (anexo 3; em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf )               e elaborarmos 2 problematizações ou questões para serem discutidas e debatidas com os outros 2 grupos.

As/os professoras/es se dividiram nos grupos e em um deles estava a coordenadora geral, em outro a assistente da coordenadora e no terceiro o assistente pedagógico e educacional. Todos os grupos leram o texto, o discutiram e levantaram suas questões que são as seguintes (o primeiro grupo conseguiu elaborar 3 questões, por essa razão tivemos 7 questionamentos ao final):

1) Como o currículo é influenciado pela realidade social e cultural?
2) Como as atitudes e ações dos funcionários da escola como um todo influenciam no currículo?
3) Como se consegue dar conta da realidade da comunidade e do mínimo curricular colocado pelo sistema?
4) O quanto conhecemos sobre a identidade cultural dos nossos alunos?
5) Uma professora estava dando aula sobre sexualidade humana, explicitando os métodos contraceptivos. Quando uma aluna a interrompeu dizendo que no fluxo (baile funk que ocorre na rua) “manda ver” e é tudo liberado. Qual seria sua intervenção na sala de aula?
6) Quando citamos aprendizagem tradicional não estamos nos referindo às vezes ao termo como prática e não como currículo?
7) Como construir um currículo que contemple a diversidade de alunos do CIEJA?

Após todos os questionamentos e problematizações, deixamos sobre uma das mesas várias tiras de papel cartão e propusemos o seguinte questionamento: o que vocês diriam, ou melhor, escreveriam sobre o currículo da nossa escola?

Cada professor retirou uma tira e escreveu uma palavra ou enunciado. Realizamos a leitura destes e combinamos que na jeif de 04/04 montaríamos o mural síntese de nossa reunião pedagógica e que levaríamos os alunos para visitá-lo e introduzir, apresentar, discorrer sobre o currículo e nosso PPP 2017 com eles. Abaixo veja o mural elaborado por todos nós.



Até a próxima!

Marcos Eça

Nenhum comentário:

Postar um comentário