Na semana do Dia Internacional das Mulheres, decidimos elogiá-las montando um mural com todas (ou quase todas) as mulheres do CIEJA: funcionárias e alunas.
Para tanto, nos inspiramos na música Mulheres de Atenas de Chico Buarque e nomeamos o mural de Mirem-se no exemplo daquelas mulheres do CIEJA.
Iniciamos o mural colocando na margem enunciados de mulheres diversas dizendo o que é ser mulher e dentro do mural algumas imagens de feministas associados a enunciados representativos delas.
Na sequência começamos a tirar fotos das mulheres do CIEJA, as imprimimos e as entregamos a elas fazendo o convite para que colassem seu retrato onde quisessem no mural. Tínhamos em mente que ocupassem um lugar de autoria por meio de imagens.
Ao longo do processo, homens decidiram escrever poemas, enunciados, textos homenageando as mulheres sendo também incorporados ao mural.
Belo trabalho que não é apenas uma homenagem, mas sim um fazer,olhar e refletir acerca das mulheres do CIEJA, da nossa sociedade e do mundo atual.
Viviane Moreiras e Marcos Eça
Nenhum comentário:
Postar um comentário