1º Dia
Como já dizia o poeta Drummond, quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias o qual se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial!
Como já dizia o poeta Drummond, quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias o qual se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial!
Recomeçamos a cada ano com nossas "baterias recarregadas", com as esperanças renovadas e com muita vontade de aprimorarmos o nosso trabalho pedagógico.
Não foi à toa, que recebemos os professores no dia 01 de Fevereiro com sorrisos, abraços e um mural de boas vindas. Nele suas fotos e um acróstico a partir de seus nomes. Adjetivos positivos não faltaram para cada um que compôs esse grande tronco, repleto de ramos que frutificam saberes, compartilham experiências, histórias de vida, momentos, dividem sentimentos... todos compuseram esse grande mural: professores, funcionários da secretaria, da limpeza, da equipe gestora, equipe de apoio, AVE, enfim todos que fazem parte do CIEJA.
Nutrida a mente faz-se necessário nutrir o corpo, então oferecemos um café da manhã e apresentamos ao grupo os novos professores e funcionários que foram muito bem recepcionados por todos.
Após o café entregamos a primeira pauta do ano com uma imagem que nos remete a uma nuvem de palavras, nela substantivos como AMOR, EMOÇÃO, SUCESSO, FÉ, DIVERSÃO, VITÓRIA, SAÚDE, ALEGRIA, PROSPERIDADE, VIDA, HARMONIA, SONHOS, UNIÃO, entre outros, presentes na página, era um convite a cada um dos professores a dizer em voz alta qual dessas palavras lhe era mais significativa, como um desejo para esse ano que se inicia ou se preferissem poderiam dizer qualquer outra palavra que não estivesse contemplada ali para compor a nossa dinâmica inicial.
Trouxemos também a imagem abaixo para refletirmos sobre as relações humanas em plena época digital...
Na sequência, enquanto ocorria a atribuição de aulas por Área de Conhecimento, distribuímos um caderno encapado a cada professor.
A proposta era a de autoria, cada um deveria customizar a sua capa de caderno. Para tal, disponibilizamos materiais diversos como papeis coloridos, canetinhas, durex colorido, imagens de atividades dos alunos durante o ano no CIEJA, símbolos Adinkra e seus significados, imagens artísticas, frases, entre outros.
Além disso, sempre entregamos o caderno com um texto de abertura, neste ano, disponibilizamos 3 textos para que os professores escolhessem qual faria a abertura de seu caderno.
Importante aqui colocarmos que dois, dos textos selecionados, foram escritos por alunos, e bastante significativos para nossa trajetória enquanto educadores e um outro texto escrito pela coordenação pedagógica que diz respeito ao momento em que todo o grupo, professores e equipe gestora, fizemos o reconhecimento dos bairros aonde moram nossos alunos.
Os professores fizeram suas escolhas, selecionaram seus materiais, soltaram a criatividade...
Como proposta um trabalho de autoria na personalização da capa de caderno, eis o resultado:
Dando continuidade trouxemos um vídeo do Rubem Alves, nele o educador nos instiga a refletirmos que a aprendizagem se dá pelas perguntas, pela curiosidade e é com esse espírito que nos dividimos em 3 grupos para lermos a Devolutiva da Avaliação de 2016 e pensarmos propositivas a respeito.
2º Dia
Iniciamos nossa reunião com a mesma divisão dos grupos do dia anterior para a Devolutiva da Avaliação de 2016.
Esse movimento é importante porque além de reavaliarmos o caminho percorrido, juntos pensamos propositivas para o ano que se inicia, traçamos novas possibilidades a partir do que deu certo ou não refletindo sobre as práticas vividas.
Esse movimento é importante porque além de reavaliarmos o caminho percorrido, juntos pensamos propositivas para o ano que se inicia, traçamos novas possibilidades a partir do que deu certo ou não refletindo sobre as práticas vividas.
Na sequência, convidamos os professores a irem juntos conosco até o Espaço Verdejando, que fica na lateral do CIEJA, nossa Coordenadora Geral Suely Hatada, trouxe uma fala bastante significativa e que vem de encontro com este momento "reconhecer para conhecer"... o espaço, o cheiro, as plantas, o ambiente que se torna educativo a partir do momento que temos uma proposta pedagógica.
Então lemos o seguinte texto:
E convidamos os educadores a lerem o texto do Roberto Saviano de forma "provocativa", "diferenciada", "dramatizada"...
Há quem ensine
guiando os outros como cavalos,
passo a passo:
há talvez quem se sinta satisfeito
sendo assim guiado.
Há quem ensine elogiando
o que vê de bom e divertindo:
há também quem se sinta satisfeito
sendo encorajado.
Há quem eduque, sem esconder
o absurdo que existe no mundo, estando
aberto a toda
revelação, mas tentando
ser franco com o outro como consigo
mesmo,
sonhando com os outros como agora não
são:
cada um só cresce se for sonhado.
Roberto
Saviano (é um jornalista e escritor italiano.)
Retomamos a necessidade de explorarmos todos os espaços e tornar todos eles ambientes educativos, além disso, relembramos como é importante nos colocarmos no lugar do outro e como nossos alunos apreciam quando propiciamos momentos como esse de apresentação para eles.
3º Dia
Iniciamos o dia com um desafio.
Como é possível lermos o texto abaixo?
Quem se atreveria a lê-lo?
Quem se arriscaria?
É incrível como somos diversos e ímpares... saíram leituras as mais variadas, lindas, poéticas e desprendidas. Mesmo que em um primeiro momento tenha havido certa resistência, uma tentativa de lermos ao pé da letra, de nos espantarmos com as fórmulas e de nos aterrorizarmos ao pisarmos em terreno desconhecido. Mas vencido o medo, vimos que o universo se abre e possibilidades são criadas.
Dando continuidade colocamos em pauta como recepcionaríamos os alunos? Como lhes daríamos as boas vindas?
A profa. Mara sugeriu a leitura do texto "Laço e o Abraço" e que cada um realizasse com sua turma um laço simbolizando as expectativas, os sonhos, enfim, que no laço fosse materializado e se estreitassem os laços entre todos e cada um, como grupo, como turma, que compartilha saberes, que faz, cresce e aprende juntos.
Outra ação para o primeiro dia é a de apresentar/ revisitar os diversos espaços da escola, além de apresentar o mural com todos os professores e funcionários da escola contendo os acrósticos.
Ao retornar para a sala de aula, a proposta é a de que os alunos façam acrósticos com seus próprios nomes, para aqueles com maior dificuldade propor duplas produtivas, possibilitando a participação de todos.
Por fim, os professores sugeriram que repetíssemos a dose do último ano em apresentar aos alunos a proposta do CIEJA, nossas concepções, os projetos, as saídas pedagógicas, a importância da frequência e dos trabalhos extraclasse, etc. Desse modo, os professores selecionaram fotos e prepararam um power point para apresentarem aos alunos ao longo da semana.
Para concluirmos esses 3 dias de reunião trouxemos um fragmento da "Nova Escolinha do professor Raimundo".
Quais são os estereótipos reforçados nesse programa?
Como as personagens são naturalizadas e como a imagem de escola é veiculada nos veículos de comunicação?
Os "lugares" dos alunos da Escolinha do professor Raimundo são estáticos? Ou podem ser alterados a partir de uma educação de qualidade? Qual é a proposta pedagógica?
Quais são as intencionalidades ocasionadas ao selecionarem o título do programa: "Escolinha"?
Enfim foram 3 dias de reflexão, debate, de repensarmos nossa prática, de coletivamente propormos caminhos outros para esse ano que se inicia.
Desejamos que seja um ano bastante significativo e de muita aprendizagem para alunas, alunos, educadores, equipe gestora e funcionários que compõem a história CIEJA.
Viviane Moreiras e Marcos Eça
Coordenadores Pedagógicos
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