Afinal, celular é vilão ou aliado pedagógico?
Na JEIF de hoje a proposta era refletir sobre educação e as novas tecnologias. Mas afinal que tecnologias são essas? Elas podem ser incorporadas nas atividades em sala de aula?
Venha descobrir com a gente!
A pauta do dia veio em forma de QRCODE. Não sabe o que é?Bem, QRCODE são códigos de barra para acesso a diferentes informações. Veja aí que legal!
Dando segmento à nossa pauta, tivemos nossa nutrição estética que mostrava justamente o impacto cada vez mais precoce das diversas tecnologias nas novas gerações.
Após uma conversa animada sobre a situação mostrada em nossa nutrição estética, cada professor selecionou uma carta para representar seu grupo e montamos um "tribunal" para julgar: Afinal, celular é vilão ou aliado pedagógico?
O grupo que sorteou a figurinha do Dick Vigarista deveria argumentar contra o uso do celular em atividades pedagógicas, ainda que essa não fosse sua visão pessoal.
Já o grupo que sorteou a figurinha do Deadpool deveria argumentar a favor do uso do celular.
A participação e envolvimento de todos os professores foi fundamental para que o debate rendesse momentos divertidos e de muita reflexão. Disponibilizamos uma matéria jornalistica que aborda os diversos aspectos do uso do celular na escola para enriquecer a conversa.
http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/26-10-2014/celular-na-escola-vilao-ou-aliado-pedagogico.html
Antes do "veredicto" um QRCODE especial, pois ninguém é de ferro!
Retomando nossa pauta, concluímos que com supervisão e bom planejamento as tecnologias são instrumentos importantes na aprendizagem, principalmente para as gerações mais jovens que são cada vez mais conectadas a esse universo.
Para finalizar, conversamos sobre o emprego dos QRCODES em atividades pedagógicas e pensamos em algumas estratégias de incluir essa e outras tecnologias no planejamento.
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/11/colegio-do-df-adota-telefone-celular-para-ensinar-matematica.html
http://porvir.org/professora-usa-qr-code-para-incluir-aluno-deficiencia-visual/
É isso aí, agora é colocar em prática!
Angélica de Oliveira
Assistente de Coordenador Geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário