Seguindo nosso calendário escolar, em novembro tínhamos nossa quarta reunião pedagógica. Começamos a levantar algumas hipóteses de locais onde poderíamos ir e que se relacionassem aos temas e propostas desenvolvidas ao longo do ano junto aos educadores do CIEJA.
Entre idas e vindas, recebemos a programação da última sessão de cinema da AfroeducAÇÃO de 2018 no Shopping Frei Caneca.
Sugerimos ao grupo de professores que toparam na hora!
Mas antes de irmos à sessão propriamente dita, entregamos uma pauta em formato de envelope em que havia 8 fichas de filmes (longas-metragens ou curtas-metragens - veja as imagens abaixo) relacionados a temática étnico-racial disponíveis no youtube para que os educadores possam usá-los nas aulas e ampliar esse material porque questões étnico-raciais devem ser tratadas o ano inteiro na escola e não apenas em novembro, apesar de sabermos que nesse mês esse trabalho se intensifica. Também havia uma ficha com informações dos quatro curta-metragens a que assistiríamos na sessão da AfroeducAÇÃO. Por fim colocamos três breves textos relacionados à reunião: o primeiro explicando o que é a AfroeducAÇÃO, o segundo abordando a importância do cinema na escola mas não como entretenimento ou ilustração e o último sobre um movimento chamado Afrofuturismo resgatado por meio do filme Pantera Negra.
Entregada a pauta, tomamos café em uma padaria próxima ao Shopping Frei Caneca e...
...terminado o café nos dirigimos a sessão onde vimos os seguintes filmes:
Trailer do curta-metragem A piscina de Caíque
Fábula de Vó Ita (campanha do Catarse)
Curta-metragem Lápis de cor
Trailer do curta-metragem Lápis cor da pele
Alguns momentos antes e depois da sessão de cinema
A característica mais importante do AfroeducAÇÃO não é apenas trazer filmes que abordem questões étnico-raciais, mas sim dar voz a quem está presente na sessão. Sabemos que, às vezes, há pessoas que se empolgam e acabam falando bastante, mas esse dar voz, esse permitir que haja fala e escuta é fundamental ao pensarmos sobre questões envolvendo PRECONCEITO RACIAL, NEGROS, NEGRITUDE, MULHERES NEGRAS... temas e questões que se encontram tão abafados na nossa sociedade.
A experiência de participar de uma sessão de cinema do AfroeducAÇÃO é muito válida no sentido de pensarmos sobre a sociedade onde vivemos e quem são as pessoas que vivem na nossa sociedade e olharmos para nossos estudantes que geralmente são pobres, negros e excluídos. É entendermos e nos aproximarmos de nossos estudantes.
Oxalá as questões étnico-raciais continuem a ser abordadas e discutidas nas escolas e que em 2019 tenhamos mais momentos como o de hoje com professores, estudantes e filhos de professores participando da sessão do AfroeducAÇÃO com filmes e conversa/ bate papo sobre eles.
E que em 2019 a AfroeducAÇÃO continue tão ativa quanto nesse ano.
Finalmente agradecemos à Paola Prandini e sua equipe por dedicação, engajamento e militância.
Marcos Eça
Mais um encontro saboroso, saudável e inesquecível. Os filmes escolhidos pela AfroeducAçao são sensíveis e nos permitem sempre somar aprendizados para a vida.
ResponderExcluirMAIS UM DIA IMPORTANTE PRA VOCÊS DO CIEJA VILA MARIA PROFESSOR ALUNOS ETC.. MUITA COMUNHÃO ENTRE AS PESSOAS !!! VOU SENTIR MUITA SAUDADES DE VOCÊS PROFESSORES.
ResponderExcluirFELIPE MACIEL MODULO 4ºA