Nossa primeira reunião pedagógica
Antes da reunião pedagógica acontecer, perguntamos aos professores que tema(s) gostariam que tratássemos durante esse momento.
Após uma breve conversa e votação decidimos que a reunião abordaria A Qualidade de Vida.
Pensando nesse tema, optamos por trabalhar com o corpo e a mente nos mais diversos aspectos.
Para tal entregamos a pauta abaixo que deveria ser recortada e montada para formar um sólido geométrico, um dado, um cubo que guiaria nosso percurso ao longo da deliciosa tarde...
Acompanhe os professores recortando, montando e
colando seu dado.
Uma vez a pauta montada, realizamos nossa 1ª Nutrição Estética, ou melhor, a leitura da crônica "A Caixa de Brinquedos" de Rubem Alves onde desenvolve uma reflexão sobre "UTI", aquilo que é útil, utilizável e utensílio e o "FRUI" aquilo relacionado ao fruir, usufruir, desfrutar.
A leitura dessa crônica nos permite pensar no que entendemos por educação e como desenvolvemos nosso trabalho na escola. Além de ser um dos eixos da reunião porque o brincar, construir brinquedos, preparar aulas e encontrar soluções para o dia a dia estava na base de todo nosso trabalho.
Ocorrido esse momento, nos dirigimos ao Espaço Verdejando da escola e servimos um gelinho aos professores para alimentarmos nosso corpo e seguirmos com nossos trabalhos.
Já no Verdejando, propusemos um desafio a eles. Anteriormente já havíamos formado quatro grupos e cada grupo teria de construir um brinquedo - sim um brinquedo - a partir dos materiais disponíveis em uma mala gigante...
Propusemos que construíssem petecas, bolas de pano, vai-e-vem e cai não cai para pensarmos em criação, resolução de problemas, estratégias e é evidente coordenação motora brincando com os objetos construídos.
Acompanhem alguns desses momentos abaixo:
Após muita brincadeira e boas risadas, trouxemos a proposta de Compartilharmos experiências em Arte e Educação.
Entregamos para cada grupo dois envelopes contendo em cada um deles:
a) uma imagem seguida de um texto do material Compartilhando experiências em Arte e Educação
b) um trecho de um capítulo do livro Passageiros da Noite de Miguel Arroyo para nos nutrir teoricamente e nos inspirar no trabalho a ser desenvolvido e...
c) Instruções para a Atividade:
Todos os grupos leram as imagens, os textos referentes a elas e os fragmentos do livro de Arroyo. Tudo isso para que após o café pudessem transitar, circular, perambular pelo entorno da escola e fazer duas fotos que dialogassem com os textos e fotos com os quais haviam sido contemplados.
Mas para que nem todos os grupos fossem para todos os lados, pedimos que cada um fosse para uma direção: norte, sul, leste e oeste e nesse momento se perguntarão: e como cada grupo saberia o sentido para onde deveriam ir? Pois então, pedimos que pelo menos um integrante do grupo instalasse no celular uma bússola para poderem se orientar: além dos diversos sentidos que já haviam sido trabalhados, decidimos trazer o sentido literal e sair da escola livremente para explorarmos esse entorno de onde vêm os estudantes.
Dadas as orientações, fizemos uma pausa para nosso saboroso café celebrando o aniversário dos aniversariantes do mês...
Terminado o café, os educadores tinham de 40 a 50 minutos para saírem, sentirem/ experienciarem o entorno e tirarem duas fotografias para serem expostas em um exposição em um dos murais da escola.
Ao retornarem teriam de escrever um texto poético que dialogasse com as imagens tiradas. O conceito era incentivar uma produção textual coletiva.
Realizado todo esse movimento, pedimos aos professores que colocassem as imagens e textos em QR Code a fim de que os estudantes interagissem de forma tecnológica com a exposição.
Se tiverem curiosidade, poderão vir ao CIEJA Vila Maria visitar essa exposição ou basta ter um leitor de QR Code no seu celular para realizar a leitura abaixo.
Importante dizer que após todo esse movimento, era preciso montar a exposição e dar um nome a ela. Todos juntos discutimos e optamos que fosse intitulada: OLHARES & SENSAÇÕES.
Portanto, olhem e sintam...
Enfim: aprendizagem em que o corpo se encontra em movimento, como também os saberes se deslocam é aprendizagem significativa. E que venha a próxima reunião!
Angélica Oliveira e Marcos Eça
O tempo passou tão tão tão rápido que nem percebemos. Descobri que o lado Sul da nosso escola é muito lindo, com ruas tranquilas cheinhas de casas bonitas e floridas.
ResponderExcluirReunião cheia de surpresas boas. Que delícia!!!! Melhor ainda a aventura no final de ir para o Oeste da escola e observar a praça que está bem ali ao lado, onde passamos sempre correndo... Dia especial! S2
ResponderExcluir