Partilhar

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Nossa primeira reunião pedagógica

Nossa primeira reunião pedagógica

Antes da reunião pedagógica acontecer, perguntamos aos professores que tema(s) gostariam que tratássemos durante esse momento.

Após uma breve conversa e votação decidimos que a reunião abordaria A Qualidade de Vida.

Pensando nesse tema, optamos por trabalhar com o corpo e a mente nos mais diversos aspectos.

Para tal entregamos a pauta abaixo que deveria ser recortada e montada para formar um sólido geométrico, um dado, um cubo que guiaria nosso percurso ao longo da deliciosa tarde...



Acompanhe os professores recortando, montando e 
colando seu dado.









Uma vez a pauta montada, realizamos nossa 1ª Nutrição Estética, ou melhor, a leitura da crônica "A Caixa de Brinquedos" de Rubem Alves onde desenvolve uma reflexão sobre "UTI", aquilo que é útil, utilizável e utensílio e o "FRUI" aquilo relacionado ao fruir, usufruir, desfrutar. 




A leitura dessa crônica nos permite pensar no que entendemos por educação e como desenvolvemos nosso trabalho na escola. Além de ser um dos eixos da reunião porque o brincar, construir brinquedos, preparar aulas e encontrar soluções para o dia a dia  estava na base de todo nosso trabalho.

Ocorrido esse momento, nos dirigimos ao Espaço Verdejando da escola e servimos um gelinho aos professores para alimentarmos nosso corpo e seguirmos com nossos trabalhos.




Já no Verdejando, propusemos um desafio a eles. Anteriormente já havíamos formado quatro grupos e cada grupo teria de construir um brinquedo - sim um brinquedo - a partir dos materiais disponíveis em uma mala gigante...






Propusemos que construíssem petecas, bolas de pano, vai-e-vem e cai não cai para pensarmos em criação, resolução de problemas, estratégias e é evidente coordenação motora brincando com os objetos construídos. 

Acompanhem alguns desses momentos abaixo:














Após muita brincadeira e boas risadas, trouxemos a proposta de Compartilharmos experiências em Arte e Educação
Entregamos para cada grupo dois envelopes contendo em cada um deles: 

a) uma imagem seguida de um texto do material Compartilhando experiências em Arte e Educação



b) um trecho de um capítulo do livro Passageiros da Noite de Miguel Arroyo para nos nutrir teoricamente e nos inspirar no trabalho a ser desenvolvido e...

 

c) Instruções para a Atividade:


Todos os grupos leram as imagens, os textos referentes a elas e os fragmentos do livro de Arroyo. Tudo isso para que após o café pudessem transitar, circular, perambular pelo entorno da escola e fazer duas fotos que dialogassem com os textos e fotos com os quais haviam sido contemplados.

Mas para que nem todos os grupos fossem para todos os lados, pedimos que cada um fosse para uma direção: norte, sul, leste e oeste e nesse momento se perguntarão: e como cada grupo saberia o sentido para onde deveriam ir? Pois então, pedimos que pelo menos um integrante do grupo instalasse no celular uma bússola para poderem se orientar: além dos diversos sentidos que já haviam sido trabalhados, decidimos trazer o sentido literal e sair da escola livremente para explorarmos esse entorno de onde vêm os estudantes.

Dadas as orientações, fizemos uma pausa para nosso saboroso café celebrando o aniversário dos aniversariantes do mês...




Terminado o café, os educadores tinham de 40 a 50 minutos para saírem, sentirem/ experienciarem o entorno e tirarem duas fotografias para serem expostas em um exposição em um dos murais da escola.   

Ao retornarem teriam de escrever um texto poético que dialogasse com as imagens tiradas. O conceito era incentivar uma produção textual coletiva.

Realizado todo esse movimento, pedimos aos professores que colocassem as imagens e textos em QR Code a fim de que os estudantes interagissem de forma tecnológica com a exposição.

Se tiverem curiosidade, poderão vir ao CIEJA Vila Maria visitar essa exposição ou basta ter um leitor de QR Code no seu celular para realizar a leitura abaixo.


Importante dizer que após todo esse movimento, era preciso montar a exposição e dar um  nome a ela. Todos juntos discutimos e optamos que fosse intitulada: OLHARES & SENSAÇÕES.

Portanto, olhem e sintam...











Enfim: aprendizagem em que o corpo se encontra em movimento, como também os saberes se deslocam é aprendizagem significativa. E que venha a próxima reunião!

Angélica Oliveira e Marcos Eça

2 comentários:

  1. O tempo passou tão tão tão rápido que nem percebemos. Descobri que o lado Sul da nosso escola é muito lindo, com ruas tranquilas cheinhas de casas bonitas e floridas.

    ResponderExcluir
  2. Reunião cheia de surpresas boas. Que delícia!!!! Melhor ainda a aventura no final de ir para o Oeste da escola e observar a praça que está bem ali ao lado, onde passamos sempre correndo... Dia especial! S2

    ResponderExcluir