Durante todo um bimestre, educandos e educadores, se debruçaram pela temática Saúde, aprofundando e estudando nas mais diversas áreas do conhecimento.
E na última sexta-feira, 01 de Julho, nossa escola estava em pleno MOVIMENTO: salas temáticas foram montadas, os murais foram tomados por cartazes que representavam muita pesquisa, nos trazendo informação e reflexão.
Iniciamos nossa manhã assistindo algumas produções que foram protagonizadas pelas alunas e alunos do CIEJA. Vídeos que trataram sobre bons hábitos alimentares e questões voltadas as rotinas das UBS (Unidade Básica de Saúde) sob a coordenação da profa. Débora Vicente, e por fim, assistimos uma produção de alunos e alunas do prof. Marcelo Molinari que denuncia a precariedade do SUS fazendo um contraponto com a Constituição Federal no artigo que trata da Saúde como um Direito de Todos.
Como mencionei na abertura das apresentações, mergulharmos nessa temática nos faz ter uma dimensão ampla dos nossos direitos, encontrar possibilidades para termos uma vida de qualidade e para além disso, não basta denunciarmos, há de se ir além, conhecermos para agirmos.
Abertura da palestra sobre Drogas com a aluna Zeli do Módulo 4
Explicação dos benefícios da Arteterapia pela aluna Paula:
Tivemos também a reflexão sobre as multifacetas que nos constitui enquanto pessoa humana, representadas pela colcha de retalhos e a releitura por meio do autoretrato inspirados na obra de Arciboldo dos Módulo 1 coordenadas pelas profas. Vania e Isabel. Além de um vídeo produzido pelos alunos do Módulo 1A sobre os benefícios do abacate e uma saborosa receita de Guaca Mole.
Houve o mural dos alunos das profas Claudia e Gislene que trouxeram reflexões sobre saúde e uso de medicamentos.
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das profas. Conceição e Karin deixou a sala 9 com um aroma maravilhoso, chás e receitas caseiras, compartilhamento de informações.
E para enriquecer ainda mais a nossa manhã, os alunos da profa. Beth Squio, além de confeccionarem um mural incrível sobre os riscos do tabagismo e drogas e os benefícios da arte terapia, trouxeram a Cabo Beatriz e o Soldado Miller para palestrarem sobre juventudes, drogas e os riscos à nossa saúde. O nosso destaque à aluna Paula que nos encantou com seu talento na arte terapia, produzindo arranjos lindíssimos, com tecido e material reciclado, aos alunos Sérgio pelos desenhos e Charles pela destreza na pintura e à aluna Zeli que impulsionada pelas aulas da profa. Beth, se disponibilizou e foi em busca da Polícia Militar, conseguindo nossos palestrantes do dia.
Um pouco do processo....
Outro mural bem interessante foi o confeccionado pelos alunos do professor Alexandre Lucilio abordando a fome, a miséria e o combate à miséria no Brasil.
Os alunos da profa. Andreia Silva deram uma aula sobre causas da depressão, pesquisaram, se prepararam e alguns se disponibilizaram a vir mais cedo para ensaiarem suas falas.
Já os alunos do módulo 4E, também orientados pela profª Andréia, desenvolveram trabalhos abordando o
“cigarro e câncer de pulmão”.
Desenvolver trabalhos voltados para uma pedagogia de projetos, tem por objetivo tornar a aprendizagem muito mais significativa, dando vida aos direitos de aprendizagem e ao desenvolvimento, interligando e envolvendo toda a comunidade escolar.
Parabenizamos a todos e nos alegramos com o fazer pedagógico que nos move dia a dia no CIEJA!!!
Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário