Partilhar

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

E fomos ao teatro ver a peça PEER GYNT

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Autor Desconhecido


PEER GYNT

Peer Gynt é uma peça teatral em 5 atos, escrita em versos pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, e publicada em 14 de novembro de 1867, em Copenhague, capital da Dinamarca.


Henrik Ibsen (1828 - 1906)


Autoria de Henrik Ibsen

Adaptação e Direção de Gabriel Villela

Com Chico Carvalho, Dagoberto Feliz, Daniel Maia, Daniel Mazzarollo, Leonardo Ventura, Leticia Medella, Luciana Carnieli, Marco França, Marco Furlan, Maria do Carmo Soares, Mariana Elisabetsky, Mel Lisboa, Nábia Vilela, Rogerio Romera e Romis Ferreira.

Peer Gynt narra as aventuras e desventuras do jovem sonhador que dá título à peça.  Ao sair de uma pequena vila na Noruega para ganhar o mundo, ele encontra seres mágicos, como duendes e ninfas, passa por diferentes paisagens, enriquece de maneira ilegal e perde tudo em seguida. Assumindo diferentes identidades, ele substitui o lema dos homens “seja você mesmo” pelo o dos Trolls, “basta a ti mesmo”, o que o faz agir apenas a favor dos seus interesses.  Ao retornar à sua terra natal, ele precisa lidar com as consequências desse seu espírito sem escrúpulos. Para apresentar esse épico, a encenação conta com o espírito transgressor do rock’n roll, com músicas dos Beatles, Queen e The Doors tocadas ao vivo pelo próprio elenco.

http://www.sesisp.org.br/cultura/teatro/peer-gynt.html


Quarta-feira, 19 de outubro, nos encontramos às 12:30 na porta do CIEJA Vila Maria para irmos ao teatro do SESI na Avenida Paulista. Detalhe: para chegarmos a nosso destino fomos de transporte público (algo que fizemos algumas vezes no CIEJA, mas nesse ano foi a primeira vez). 








Tomamos o ônibus no centro da Vila Sabrina e rumamos ao metrô Tucuruvi. Durante o percurso conversamos, trocamos com os alunos, tiramos fotos no ônibus público (algo que nós professores raramente fazemos com os alunos) e chegamos ao metrô Tucuruvi. Metade do caminho cumprido.

































Apesar do dia quente, o trem do metrô que pegamos tinha ar-condicionado o que tornou nosso trajeto bem agradável. 

As trocas, os bate-papos, as histórias, as escutas continuavam... algo fundamental para a educação dos dias de hoje.

E no horário previsto, por volta das 14:00 chegamos ao teatro do SESI. 











Nos acomodamos e esperamos pelo início do espetáculo.
O texto de Ibsen não é fácil, porém a atuação dos atores, o figurino, o cenário e as músicas inseridas na peça tornaram o espetáculo um presente para todos nós do CIEJA.

E quantas interpretações podemos fazer a partir desse contato com a arte? Inúmeras... um personagem a procura do seu próprio eu; assumir diferentes papéis; viver sem pensar nas consequências de seus atos... enfim, uma gama de temas emergem da peça Peer Gynt.




Como não poderia faltar, uma foto para a posteridade...

Voltamos à escola alimentados como alunos e professores para continuarmos nossos trabalhos e nos inspirarmos para que se repitam momentos de troca como esse.

Obrigado à equipe do SESI por nos proporcionar essa oportunidade.

Agradecemos também as professoras Débora Vicente e Lourdes Silva que prontamente se disponibilizaram a se aventurarem conosco pelos territórios de São Paulo.

Marcos Eça e Viviane Moreiras
Coordenadores Pedagógicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário