Partilhar

domingo, 4 de dezembro de 2016

AVALIAÇÃO DOS PEAS DE 2016 DE FORMA DIALÓGICA E LÚDICA

Na última quinta-feira, 01 de dezembro, avaliamos os dois PEAs de 2016. O PEA realizado às terças-feiras se intitula "Ler, escrever e raciocinar a partir projetos"; o das quintas-feiras se intitula "Educação para a diversidade"

Desde o ano passado realizamos um movimento no sentido de que as avaliações dos PEAs não se realizem apenas entregando um questionário para que os professores respondam as questões propostas. Já trabalhamos inclusive com os emojis do whatsapp para que avaliassem as ações ocorridas, isso se deu no 1º semestre de 2015.

No meio do ano de 2016, havíamos criado um varal em que encontrávamos as ações mais significativas dos PEAs realizados por nós. E a partir desse varal se deu uma produtiva roda de conversa.

Nesse final de ano, seguindo essa toada, nos inspirados em jogos de tabuleiro como o antigo banco imobiliário e o jogo da vida. 

A partir deles criamos nosso tabuleiro em que havia trechos de textos lidos para resgatarmos o texto e comentarmos se havia reverberado em nossa prática ou não, como havia reverberado... havia imagens de filmes assistidos para os retomarmos e relembrarmos, havia também "pegadinhas", por exemplo: se um grupo caísse na casa X e tivesse digitado todas as notas na data combinada poderia pular 4 casas, caso não tivesse entregado algum relatório teria de voltar 5 casas. E assim por diante.

Os professores compraram a ideia e os 3 grupos formados ao mesmo tempo que jogavam refletiam sobre as mais diversas ações do 2º semestre de 2016 como também se divertiam.

Para nós do CIEJA Vila Maria educação é isso, ou melhor, criação, movimento, interação, fala/escuta, democracia e também conflitos diários que surgem por serem parte de como nos relacionamos enquanto seres humanos. E que bom sermos seres humanos!

Abaixo alguns dos momentos da avaliação.
  















 

 

















 













Marcos Eça e Viviane Moreiras
Coordenadores Pedagógico do CIEJA Vila Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário