Na semana de 21 a 25 de novembro,
o CIEJA inteirinho reuniu-se em torno dos tabuleiros de MANCALA para aprender a jogar, divertir-se e discutir sobre
cidadania. Sob a coordenação dos
professores Filipe, Beth, Conceição, Aline, Grazi e Karin; o “Ludicidade em
direção à cidadania”, uma das ações do Plano de Metas/2016, teve como objetivo
principal refletir sobre cidadania, a partir da relação com as regras do jogo.
Na primeira etapa os alunos
reuniram-se na sala de vídeo para assistir a um powerpoint de apresentação com
a história do jogo, suas regras e os objetivos do projeto.
Na segunda etapa foram
organizados em duplas nas salas de aula, na sala de leitura e até nos
corredores para aprender a jogar, isto é, aprender jogando. No início, alguns alunos ficaram receosos e
confusos com as regras, mas com o apoio dos professores e colegas conseguiram,
aos poucos, a cada rodada, ganhar confiança e assimilar com tranquilidade. Muitos
alunos encantaram-se com jogo e não queriam mais parar de jogar; outros incorporaram
as regras, tão rápido que puderam auxiliar os colegas, e também outros queriam
levar os tabuleiros para ensinar os familiares.
Ah! Os tabuleiros utilizados foram confeccionados pelos próprios alunos com
caixa de ovos, e as pedras para a semeadura eram sementes de coco.
Na última etapa os alunos
voltaram para as salas de leitura e/ou de vídeo para o momento de discussão
sobre regras e cidadania. Para fomentar a discussão, os alunos tiveram que
pensar situações concretas em que todos nós também nos deparamos com regras
(direitos e deveres). Refletiram sobre alguns questionamentos: Respeitamos o
direito do outro? Agimos com ética? Sabemos o nosso papel de cidadão?
Experimentamos práticas cidadãs no nosso cotidiano? Reconhecemos nossos direitos?
Foi uma experiência bastante gratificante,
pois pudemos observar que os alunos conseguiram, de certa maneira, pensar
questões de cidadania a partir do Mancala.
Muitos relataram experiências pessoais, em que tiveram seus direitos
desrespeitados; falaram da questão do preconceito de cor, de gênero, social; lembraram
da exploração no trabalho; do descaso do governo com os mais pobres; e muito mais.
Professora Maria da Conceição Gomes
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