Partilhar

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

CAMINHADA NOTURNA PELO CENTRO DE SÃO PAULO

CAMINHADA NOTURNA PELO CENTRO DE SÃO PAULO

            Todas as quintas-feiras, das 20h às 22h, acontece uma caminhada noturna pelo centro de São Paulo. Esse passeio cultural foi idealizado e é organizado pelo Sr. Carlos Beutel. 
            No dia 26 de outubro, as professoras Andreia e Morgana e o professor João participaram junto com os alunos e alunas do Cieja desse tour. O objetivo dessa atividade foi de conhecer um pouco mais a capital paulista que é cercada de muita cultura e arte, o centro da cidade guarda peculiaridades cheias de charme, com várias histórias interessantes e com uma bela arquitetura.
                        O ponto de encontro para realizarmos a caminhada foi em frente ao Teatro Municipal. A noite estava linda e a fachada desse prédio estava deslumbrante. Os alunos e alunas ficaram encantados com a arquitetura e com a beleza desse patrimônio histórico.
            Partimos para a caminhada e fomos em  sentido a bela vista, pois o interessante é que cada semana ocorre um roteiro temático diferente com acompanhamento de guias e especialistas. Nessa quinta-feira, o passeio cultural foi o bairro do Bixiga e tivemos o prazer da companhia de Cândido José de Souza (Candinho), figura importante e de conhecimento singular sobre a região a ser visitada.
            Fizemos uma parada na rua Avanhandava. Foi informado que quando o centro de São Paulo estava em plena decadência o empresário Walter Mancini  decidiu investir sozinho na revitalização dessa rua. Ele reformou as calçadas e sem nenhuma ajuda da prefeitura. Hoje a rua abriga oito empreendimento da família Mancini. São restaurantes e lojas cercados de segurança e beleza no centro antigo da cidade. Foi discutido até que ponto isso não pode ser considerado uma privatização de um espaço público...enfim, continuamos na caminhada.
            Outra parada foi na nova sede do Teatro do Incêndio, que fica na Rua Treze de Maio, número 53, um casarão de fachada tombada onde funcionava a boate igrejinha.
Continuamos a conhecer a cidade a pé. Caminhar proporciona uma experiência profunda... e um pouco cansativa, mas dinâmica e divertida.
Chegamos na Paróquia Nossa Senhora da achiropita. Muitos se lembraram da mais tradicional festa italiana no Brasil. Entendemos que essa festa tem o objetivo de arrecadar fundos para serem usadas na assistência social do bairro. Observamos que o bairro tem muitos cortiços e esses recursos são importantes para as comunidades locais.
O nosso passeio terminou na famosa escadaria do bixiga.  A escadaria foi realizada para fazer a ligação da Rua Treze de Maio com o Morro dos Ingleses.  Uma arquitetura belíssima. Ela já foi palco de filmes, novelas e peças publicitárias
            Parabenizamos a todos que pacientemente participaram da caminhada noturna e que conseguiram perceber como a nossa cidade é bela.

















































Um comentário:

  1. O que podemos falar de um povo que com muita alegria e determinados nos traz o que e bom, pois assim que podemos sonhar com a beleza de tudo que nos aguarda.
    PAULO JOSÉ - MÓDULO 3B

    ResponderExcluir