Nosso retorno 😍
😊 Nossa reunião de organização
Nosso ano letivo de 2018 😘
PRÓLOGO: Bem-vindos/as ao CIEJA!
Ser bem-vindos/as foi nosso tema tanto para professores/as quanto para estudantes. Pensando na escola como um espaço alfabetizador, construímos um mural em que apresentamos de forma clara e simples o CIEJA Vila Maria e todos/as os/as funcionários/as aos/às educandos/as. Convidamos a todos/as a lerem esse mural e conversarem sobre as informações contidas nele.
CAPÍTULO 1: para recepcionarmos os/as professores/as, fizemos uma pequena brincadeira, ou melhor, deixamos ao lado do livro do ponto a seguinte placa com o escrito abaixo:
Em cada saquinho havia uma bala Juquinha (quem não se lembra delas?), um dadinho e um moeda de ouro de chocolate. Esse movimento foi realizado no sentido de acolher os funcionários no dia 1º de fevereiro.
CAPÍTULO 2: A professora Neide de Linguagens e Códigos teve a honra de abrir o portão para subirmos em direção à Sala de Leitura, mas antes de subirmos lemos o que está escrito nos degraus - escola enquanto espaço alfabetizador - relacionado à temática de boas-vindas.
CAPÍTULO 3: Ao enviarmos uma mensagem (e-mail) aos/às professores/as informando sobre nosso horário de reunião no dia 1º de fevereiro, terminamos nosso texto desejando flores em nosso caminho. Por causa disso, havia flores e elementos ligados às flores em nossa reunião.
DESEJAMOS FLORES EM NOSSO CAMINHO...
DESEJAMOS FLORES EM NOSSO ANO LETIVO DE 2018...
CAPÍTULO 4: preparamos um kit para os professores começarem o ano letivo de 2018 constituído de um estojo com canetas, lápis, borracha, apontador, régua, cola, recargas para marcador de quadro branco e um caderno com informações importantes para o ano letivo de 2018.
Deixamos em uma mesa, diversos emojis para que os/as professores/as os pegassem a partir da seguinte pergunta:
COMO ME SINTO HOJE...
Os emojis foram colados no caderno e cada professor/a explicou o motivo de os ter escolhidos.
Mas antes de tudo isso, havíamos assistido aos 10 minutos iniciais do filme Emoji (EUA, 2017) de Tony Leondis.
CAPÍTULO 5: entregamos a pauta que tinha duas versões de capa para "brincarmos" com as possibilidades e optamos por fazê-la em formato de folder contendo as informações dos dois dias de reunião. Como também com uma breve síntese do documento Currículo da Cidade e algumas informações básicas do CIEJA.
CAPÍTULO 6: a coordenadora geral, profª Suely Leite Hatada, deu as boas-vindas a todos/as os/as presentes e explicou uma série de questões importantes do CIEJA. Após esse momento, ocorreu a atribuição de aulas dos/as professores/as.
CAPÍTULO 7: realizada a atribuição de aulas, fomos nutrir nossos corpos com um delicioso café da manhã preparada pela equipe do CIEJA.
CAPÍTULO 8: Após o delicioso café da manhã, retornamos à Sala de Leitura para assistirmos ao vídeo "Nossa História em 2 minutos" (Our story in 2 minutes) de Joe Bush para a partir desse material audiovisual escrevermos o que entendemos por currículo, ou melhor, qual é nossa concepção de currículo e quais características ele possui. Os/as professores/as em grupos realizaram essa proposta de reflexão e compartilhamos com todos/as para no dia seguinte lermos e estudarmos no documento Currículo da Cidade o que se define por currículo e suas características.
CAPÍTULO 9: Ao final da reunião tínhamos duas lições de casa para fazer. A primeira delas era pensarmos em produzirmos um vídeo para recepcionarmos os/as estudantes no dia 5 de fevereiro. Surgiram algumas ideias, mas ficamos de amarrá-las e concretizá-las no dia seguinte.
Também pedimos que cada um/uma trouxesse um pequeno presente para realizarmos uma dinâmica. Detalhe: o pequeno presente deveria estar dentro de uma bela embalagem.
Fim do primeiro dia. 😍
😍Mas continua no segundo...
Capítulo 10: o 2º dia começou com uma dinâmica muito simples. Nos juntamos todos e começamos a passar os presentes de mão em mão, de um/uma para o/a outro/a. Até que alguém diz PAROU! Se todos/as estiverem com um presente que não for o seu (se alguém estiver com seu próprio presente, deixaremos os presentes circularem por mais alguns segundos), poderemos abri-lo, ficarmos felizes por termos sido presenteado e ser um motivo para tiramos uma linda foto coletiva como as duas abaixo (com o presente fechado e com o presente aberto):
CAPÍTULO 11: Realizado esse momento, passamos para a leitura e análise dos dados resultantes da pesquisa aplicada com os/as estudantes do CIEJA em outubro/novembro do ano passado para os/as (re)conhecermos mais detidamente, (re)escrevermos nosso Projeto Político Pedagógico (PPP) e tomarmos as decisões e rumos do ano de 2018 no CIEJA.
Após a leitura dessa pesquisa e relacionado a ela, lemos e analisamos a auto-avaliação que os professores fizeram ao final de dezembro sobre o ano de 2017.
Ocorridos esses dois momentos de reconhecer para conhecer, de analisar para refletir, fomos a nosso café da manhã.
CAPÍTULO 12: Durante e após o café conversamos sobre produzirmos um vídeo para recepcionarmos os/as estudantes do CIEJA no dia 5 de fevereiro. Ocorreu uma chuva de ideias e filmamos um vídeo clip (simples porque não somos especialistas do audiovisual), que em breve será postado no blog e no facebook do CIEJA Vila Maria.
CAPÍTULO 13: Retornamos à Sala de Leitura, formados 4 grupos e entregamos algumas perguntas refletindo sobre a pesquisa com os/as estudantes e a auto-avaliação feita pelos/as professores/as.
Os/as educadores/as tiveram um tempo para responderem às questões, porém apenas um grupo conseguiu compartilhar suas respostas. Combinamos de que na 1ª reunião do coletivo essas respostas serão comentadas com todos como também os pontos da pauta que não foram contemplados devido ao término do tempo.
Fim do segundo dia.😃
Mas continua... 😍
Marcos Eça
Nenhum comentário:
Postar um comentário