JEIF PRÉ-FERIADO & PENSAMENTO COMPUTACIONAL
No mês de março, atendendo as diretrizes da portaria de
elaboração do calendário escolar, demos continuidade ao estudo do Currículo da
Cidade durante o horário coletivo aprofundando o estudo das novas tecnologias
que perpassa todas as áreas do conhecimento.
O uso de computadores, celulares, aplicativos está cada vez
mais presente na vida das pessoas e “alfabetizar tecnologicamente” é parte
integrante das diretrizes do Currículo da Cidade.
Pensando sobre esse tema, desenvolvemos em nosso PEA
“Currículo, Letramento e Tecnologias” uma formação que apresentasse aos nossos
professores a importância do pensamento computacional.
Para direcionar as atividades da nossa formação, expussemos os
tópicos trabalhados através do software online Prezi como segue abaixo:
Esse software introduz um conceito novo de slides para
as apresentações, pois tudo ali é apresentado em uma estrutura única, como um
imenso mapa mental, fugindo da lógica tradicional e favorecendo a compreensão
do pensamento computacional.
Iniciamos a pauta com a leitura do poema “Profissão de
Febre” de Leminsky que aborda a importância da mudança e nossa adaptação ao
novo.
Dando segmento a pauta, fizemos uma dinâmica para a
compreensão do pensamento computacional através da programação de comandos
simples para a execução de tarefas mais complexas.
Os professores ouviram as instruções através de um vídeo criado com a
utilização de diferentes tecnologias (Youtube, MovieMaker, App Voz do Narrador)
e a primeira parte solicitava que cada grupo escolhesse, entre os professores,
dois “avatares” que seriam “programados” pelo grupo.
Os professores escolhidos foram para outra sala onde
puderam se caracterizar para tornar a atividade mais interessante...
Os demais professores ouviram a sequência de instruções e
foram até a sala de leitura onde algumas orientações básicas estavam
disponíveis para traçarem um percurso para os “avatares” de seu grupo.
Os “avatares” receberam o mapa com a programação, e deveriam
seguir os comandos e resgatar o “tesouro” que era uma caixa com chocolates para
tornarmos a tarde mais doce.
Após a conclusão dessa tarefa, conversamos a respeito da
dificuldade/facilidade que cada professor encontrou em sintetizar o pensamento
com comandos básicos e a leitura de tais comandos para realização da tarefa.
Dando sequência ao estudo do pensamento computacional propusemos
um “passatempo” que apresentava o conceito binário que rege a programação de
computadores. Trabalhamos com a arte “pixel” para a reprodução de um desenho
através de códigos numéricos como fazem os computadores e aparelhos de fax para
transformar números em imagens.
Uma pequena pausa para o café e retornamos para a parte
prática aliada ao estudo teórico das concepções de currículo.
Seguimos a pauta assistindo a um pequeno tutorial sobre o
uso do software “Prezi” explicando conceitos básicos.
Divididos em grupos de 3 ou 4 professores, cada grupo
recebeu um pequeno resumo sobre as ideias acerca do tema “currículo” dos
principais autores que embasaram a bibliografia do Currículo da Cidade: Boaventura de Sousa Santos, José Augusto Pacheco, José Gimeno Sacristán, Michel Apple e Paulo Freire.
Solicitamos que fizessem uma apresentação para os demais
professores utilizando o “Prezi” e marcamos a apresentação para a JEIF
seguinte. Os professores puderam em
grupo explorar essa ferramenta online e conhecer as possibilidades de sua
utilização em sala de aula.
Abaixo disponibilizamos o material desenvolvido por nossos
professores:
Com esse trabalho desejamos contribuir para a formação e
preparo de nossos professores para caminharem alinhados as novas tecnologias
ofertando a eles a oportunidade de conhecer novas ferramentas para
implementação de um trabalho pedagógico contemporâneo.
Equipe CIEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário