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sexta-feira, 6 de abril de 2018

JEIF PRÉ-FERIADO & PENSAMENTO COMPUTACIONAL

JEIF PRÉ-FERIADO & PENSAMENTO COMPUTACIONAL


No mês de março, atendendo as diretrizes da portaria de elaboração do calendário escolar, demos continuidade ao estudo do Currículo da Cidade durante o horário coletivo aprofundando o estudo das novas tecnologias que perpassa todas as áreas do conhecimento.

O uso de computadores, celulares, aplicativos está cada vez mais presente na vida das pessoas e “alfabetizar tecnologicamente” é parte integrante das diretrizes do Currículo da Cidade.

Pensando sobre esse tema, desenvolvemos em nosso PEA “Currículo, Letramento e Tecnologias” uma formação que apresentasse aos nossos professores a importância do pensamento computacional.

Para direcionar as atividades da nossa formação, expussemos os tópicos trabalhados através do software online Prezi como segue abaixo:




Esse software introduz um conceito novo de slides para as apresentações, pois tudo ali é apresentado em uma estrutura única, como um imenso mapa mental, fugindo da lógica tradicional e favorecendo a compreensão do pensamento computacional.

Iniciamos a pauta com a leitura do poema “Profissão de Febre” de Leminsky que aborda a importância da mudança e nossa adaptação ao novo.


Dando segmento a pauta, fizemos uma dinâmica para a compreensão do pensamento computacional através da programação de comandos simples para a execução de tarefas mais complexas.

Os professores ouviram as instruções através de um vídeo criado com a utilização de diferentes tecnologias (Youtube, MovieMaker, App Voz do Narrador) e a primeira parte solicitava que cada grupo escolhesse, entre os professores, dois “avatares” que seriam “programados” pelo grupo.


Os professores escolhidos foram para outra sala onde puderam se caracterizar para tornar a atividade mais interessante...








Os demais professores ouviram a sequência de instruções e foram até a sala de leitura onde algumas orientações básicas estavam disponíveis para traçarem um percurso para os “avatares” de seu  grupo.






Os “avatares” receberam o mapa com a programação, e deveriam seguir os comandos e resgatar o “tesouro” que era uma caixa com chocolates para tornarmos a tarde mais doce.




Após a conclusão dessa tarefa, conversamos a respeito da dificuldade/facilidade que cada professor encontrou em sintetizar o pensamento com comandos básicos e a leitura de tais comandos para realização da tarefa.

Dando sequência ao estudo do pensamento computacional propusemos um “passatempo” que apresentava o conceito binário que rege a programação de computadores. Trabalhamos com a arte “pixel” para a reprodução de um desenho através de códigos numéricos como fazem os computadores e aparelhos de fax para transformar números em imagens.










Uma pequena pausa para o café e retornamos para a parte prática aliada ao estudo teórico das concepções de currículo.

Seguimos a pauta assistindo a um pequeno tutorial sobre o uso do software “Prezi” explicando conceitos básicos.


Divididos em grupos de 3 ou 4 professores, cada grupo recebeu um pequeno resumo sobre as ideias acerca do tema “currículo” dos principais autores que embasaram a bibliografia do Currículo da CidadeBoaventura de Sousa Santos,  José Augusto Pacheco,  José Gimeno Sacristán, Michel Apple e  Paulo Freire.

Solicitamos que fizessem uma apresentação para os demais professores utilizando o “Prezi” e marcamos a apresentação para a JEIF seguinte.  Os professores puderam em grupo explorar essa ferramenta online e conhecer as possibilidades de sua utilização em sala de aula.

Abaixo disponibilizamos o material desenvolvido por nossos professores:
Com esse trabalho desejamos contribuir para a formação e preparo de nossos professores para caminharem alinhados as novas tecnologias ofertando a eles a oportunidade de conhecer novas ferramentas para implementação de um trabalho pedagógico contemporâneo.

Equipe CIEJA

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