No primeiro bimestre de 2018, no
CIEJA Vila Maria/ Vila Guilherme, estamos trabalhando com o projeto Questões
humanitárias: Solidariedade Respeito e Ética. Seguindo com as intervenções no
espaço escolar e com os trabalhos
extraclasse, organizamos as oficinas de coordenação matutina com os módulos 4A
e 4B. Nestas oficinas fizemos leituras, pesquisas e dinâmicas que refletiram a
temática do bimestre.
Nas primeiras mediações fizemos as dinâmicas do feitiço ao contrário,
das formigas trabalhadoras e a prática que deu origem ao mural “Solidariedade e Respeito”, que consistiu primeiro em dividir os estudantes em dois grupos, depois
eles teriam que expressar em dois papéis Kraft, o que haviam aprendido até o
momento sobre o projeto em questão. Para a confecção dos cartazes poderiam usar
canetas, lápis de cor, giz de cera etc.
A restrição é que eles só
utilizariam as letras dos próprios nomes. Terminados os dois cartazes,
perguntei se os mesmos teriam ficado melhores se os dois tivessem feito tudo
juntos. Os dois grupos responderam que sim.
Então fomos para o pátio e disse
para eles colocarem no mural o material dos dois grupos, porém não poderiam
colar um ao lado do outro. Eles teriam de ficar bem misturados. E assim foi
feito, a estratégia usada por eles foi recortar tudo e colar em ordem aleatória
no mural. Para ficar mais rústico, juntaram algumas flores de tecidos.
Professora Beth Squio
Oficinas extraclasse – módulos 4
A e 4 B
Adorei fazer este trabalho com uma turma tão criativa, aguardem que vem muito mais...
ResponderExcluir