AVALIAÇÃO DOS PEAS
Brincar seriamente?
Seriamente brincar?
Avaliar ludicamente?
Ludicamente avaliar?
Fissuras provocar!
R E V E R B E R A R
Marcos Eça
Entregamos aos professores uma “caixinha” que é a pauta desse encontro, optamos por um suporte diferente de pauta no sentido de refletir sobre o que faríamos durante a avaliação e para estabelecer uma relação com o jogo "Imagem & Ação" que seria inspiração para a avaliação dos nossos PEAs.
Ao abrirem a caixinha, encontramos a pauta propriamente dita. O primeiro item trazia a seguinte questão “SEU ..... FAZ TODA A DIFERENÇA!” Perguntamos aos professores as possíveis respostas para esse enunciado. Houve as mais diversas respostas até dizerem TALENTO porque desejávamos ressaltar a dedicação dos docentes na orientação e realização dos trabalhos extraclasse do 2º bimestre e agradecê-los por todo o talento que possuem. Para tanto entregamos a cada professor um chocolate "Talento" para alegrar e adoçar esse momento.
Após esse preparo, chegamos ao grande momento da reunião: A AVALIAÇÃO DOS PEAs (projetos que desenvolvemos às 3as e 5as à tarde) DE 2018. Dividimos os professores em três grupos. Para essa avaliação, optamos resgatar as ações dos PEAs em um formato de game ao estilo de Imagem & Ação. Para tal confeccionamos cards que foram sorteados revisitando as ações dos PEAs ocorridas nesse semestre. Além dos cards, o representante do grupo ao sortear uma carta jogava um dado em que se saíssem números pares teria de fazer um desenho (IMAGEM) ou se surgisse um número ímpar faria uma mímica (AÇÃO). Importante lembrarmos que as regras do game foram pensadas e se encontravam na tampa da caixinha entregue ao grupo.
Ao longo do game resgatamos as seguintes ações:
- Conversa sobre Sala Ambiente com a profª da EMEF CEU Jaçanã Vitória Cancelli;
- Discussão sobre “Lápis cor da pele” e texto do livro História da Vida Privada no Brasil vol. 4 que discutem questões étnico-raciais;
- Uso da Tecnologia, Letramento Digital, Prezi (software de apresentação que utiliza movimento para trazer vida e interação a nossas ideias) e o episódio “A queda” do seriado Black Mirror que mobilizam paradigmas relacionados ao mundo tecnológico atual;
- Escrita e leitura do PPP e dos PEAs que ocorre no início do ano e de forma coletiva / colaborativa dando voz aos educandos e educadores;
- Currículo da Cidade que é um dos eixos do nosso trabalho diário;
- Conversa com o psicólogo Álvaro Zanini do Centro de Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis para colocar em pauta a diversidade;
- Vídeo: O que é privilégio? para refletirmos sobre preconceito;
- Paródia Dona Maria para incentivarmos os estudantes a não faltarem nas aulas;
- Construção de um Mapa Conceitual em que há os temas a serem estudados durante o ano;
- Sondagem para conhecermos e analisarmos avanços ou não avanços dos estudantes;
Leitura dos textos "O aluno não é mais aquele. E agora, professor?" de Antônio F. Sobrinho e da introdução do livro "Os sete saberes necessários à educação do futuro" de Edgar Morin.
Como era um game, o grupo ao acertar o nome da ação dos PEAs ganhava uma moeda de chocolate e ao comentar sobre essa ação recebia mais uma. Isso animava a avaliação e colocava uma pitada de competição. Como gostamos de colocar breves “brincadeiras”, havia quatro “micos” entre as cartas que são os seguintes:
EM GRUPO DANCE A MÚSICA QUE SERÁ TOCADA (Conga, Conga da Gretchen).
LEIA O TEXTO APERTANDO O NARIZ (Um trava língua).
ENCONTREM A FÁTIMA E A GENI (funcionárias da escola) E TIREM UMA SELFIE COM ELAS.
FAÇA UM CÍRCULO COM OS INTEGRANTES DO GRUPO E CONDUZA O BAMBOLÊ DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO INTEGRANTE SEM SOLTAR AS MÃOS.
Para finalizar, fizemos um vídeo a fim de celebrarmos o início de nossas férias (recesso). Já realizamos um vídeo como esse ao final de 2017. A brincadeira foi ótima, o uso da tecnologia genial, o roteiro fantástico, o figurino um primor e o trabalho em EQUIPE belíssimo. Isso é educação. Que venha o segundo semestre!
Confira alguns desses momentos nas imagens e vídeos a seguir.
Angélica Oliveira e Marcos Eça
Momentos inesquecíveis em minha vida! Nossos Coordenadores são mega super hiper criativos e, através de muita ludicidade, nos fazem pensar e relembrar de todas as atividades que desenvolvemos durante nossos estudos do PEA/2018, até agora. Fica sempre aquele pensamento: - De onde será que eles tiram tantas ideias inovadoras e bem sucedidas? My God!!!
ResponderExcluir