No CIEJA Vila Sabrina, todos os nossos alunos
tiveram uma atividade que proporcionou vivenciar a sua importância e sua
utilidade no mundo atual. QR CODE
é um código de barras bidimensional, que foi criado em 1994, e possui esse nome,
pois dá a capacidade de ser interpretado rapidamente pelas pessoas. QR CODE é a sigla de "Quick Response Code" que significa código
de resposta rápida.
O QR CODE é utilizado por
várias empresas e instituições em seus documentos, como em notas fiscais,
boletos bancários, revistas e propagandas. Ele é utilizado para armazenar URLs
que depois são direcionadas para um site, imagens, vídeos, entre outros. O QR
CODE também pode ser facilmente escaneado por qualquer celular moderno, onde
existem aplicativos específicos que tem a capacidade de ler o link e levar o usuário
para o site que se quer.
Realizamos no 4º bimestre a última meta do ano. Foi
um trabalho pertinente ao projeto sustentabilidade e com o uso de tecnologia,
utilizando o QR CODE como recurso disparador da atividade. Sabemos que podemos
desenvolver aulas interessantes e criativas com o uso de aplicativos gratuitos
que estão disponíveis no Play Store e na Apple Store.
Iniciamos a atividade pedindo aos alunos
que baixassem o aplicativo leitor de QR CODE. Mostramos o valor dele e
exemplificamos o seu uso com documentos que encontramos no dia a dia.
Formamos quatro grupos de alunos e em seguida apresentamos
aos estudantes 12 perguntas que envolvem o tema meio ambiente, distribuímos
três delas por grupo e espalhamos as respostas pela escola em forma de QR CODE.
A missão de cada grupo era identificar o código que tinha a resposta correta
para cada pergunta. Fizemos uma pequena competição e ganhava quem descobrisse
mais rápido as perguntas e acertasse as respostas. Combinamos antes da
atividade que o grupo ganhador teria que ler um comando que estava dentro do
saquinho do prêmio. Esse dizia assim: “Parabéns para o grupo!!! Vocês são pessoas
que buscam um planeta sustentável. A solidariedade é um fator importante para
esse alcance, por isso, vocês deverão
repartir o prêmio (caixa de bis) com todos os colegas da sala...”
O resultado dessa atividade foi positivo,
pois eles aumentaram o repertório sobre o tema sustentabilidade de forma
criativa, solidária, tecnológica e divertida.
Professoras
Andreia, Cláudia, Néia, Mara, Marina e Quitéria.
De fato, foi conhecimento aliado à ludicidade. Atiçar o interesse dos estudantes sempre é MUITO bom. Despertaram o olhar para um mundo antes não observado.
ResponderExcluirDe fato foi conhecimento acrescentado e aliado ao lúdico . Os estudantes tiveram o olhar atiçado para um mundo antes não observado. Sempre MUITO bom despertar o interesse e a curiosidade para o cotidiano. Parabéns à todos que se envolveram e aprenderam xom a atividade.
ResponderExcluirCom certeza foi uma aula marcante e valiosa, poder aprender e saber como usar esse código "pra muitos era apenas um símbolo".Adorei estudar no cieja vila sabrina❤
ResponderExcluir