Partilhar

sexta-feira, 12 de abril de 2019

CIEJA VILA MARIA NO EVENTO: ENVELHECI, E DAÍ?


ENVELHECI, E DAÍ?


Na manhã de 05/04/2019 nossos estudantes participaram de um conjunto de palestras no Auditório da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros e aproveitaram muito as apresentações feitas por profissionais de diversas áreas, sempre voltadas ao Idoso.  

Compareceram os estudantes mais experientes e também os jovens, demonstrando seu interesse em conhecer mais a respeito do assunto, uma vez que todo jovem também se tornará idoso algum dia.

Quem os acompanhou foi a professora Mara. Ela lembrou que envelhecer é da natureza humana e ponto, não tem outro jeito, que é uma realidade de quem está vivo e não uma desgraça. 

Bacana agora é saber como vamos fazer e tocar em frente, de forma saudável, lúcida e com boa qualidade de vida.

E lá estiveram pra saber como!

Foram recebidos com toda cortesia e alegria.



Música alegre sobre a passagem do tempo, encenações divertidas e bem intencionadas que revelaram o foco das palestras e diversas outras encheram de conhecimento os estudantes do Cieja.

As boas vindas ficaram por conta do senhor Subprefeito Dário e do Senhor Nelson Marques, da supervisão de Esportes e Lazer da Prefeitura Regional, do chefe de Gabinete Claudinei e  da supervisora de cultura Débora Brasil.

A 1ª palestra foi PAPO DE VELHA MODERNA, proferida por Sueli Gonçalves e Mimi Matti, que lembraram que precisamos no reinventar e nos tornarmos agentes ativos da 3ª idade. Há atualmente um fenômeno mundial sem precedentes, em que 4 gerações atuam juntas no trabalho. Chega de turma nem, nem: - Nem estuda, nem trabalha!


Na sequência a vereadora Adriana Ramalho apresentou-se e nomeou a geração da Terceira Idade como Idade da Sabedoria, que se conquista com o passar do tempo. Revelou que tramita na Câmara um Projeto de Lei para a Idade Ativa e apresentou o JOMI - Jogos Municipais para Idosos, com diversas modalidades esportivas, como bocha, truco, basquete, dança de salão, entre outras.

Pausa pra café e descontração da turma. Afinal, nem só de palavra e audição vive o homem!!

Apresentou-se também a enfermeira Talita, trabalhadora da URSI (Unidade de Referência da Saúde do Idoso), atuante no prédio da UBS próxima à Rua Chico Pontes e revela o PAI, Programa de Acompanhamento do Idoso, para aqueles que vivem sozinhos.

Ela esclarece que há uma grande diferença entre os termos senescência e senilidade no âmbito teórico e também na vivência. Ambos são ligados ao envelhecimento. Senescência é a fase caracterizada pelas alterações do corpo que são decorrentes de processos fisiológicos, que não caracterizam doenças e são comuns a todos os elementos da mesma espécie. São exemplos de senescência a queda ou o embranquecimento dos cabelos, a perda de flexibilidade da pele e o aparecimento de rugas.
Já a senilidade é um complemento da senescência no fenômeno do envelhecimento. Assim é a perda hormonal no homem que impede a fertilidade, a osteoartrose, a depressão e o diabetes, entre outros comprometimentos.

O palestrante Alexandre T. Ramos fala sobre os Direitos dos Idosos, e da obrigação de conhecermos o Estatuto do Idoso, cujo exemplar impresso pode ser obtido no 1º andar da Rua Líbero Badaró, 119, local onde está sediado o Conselho dos Direitos Humanos, em São Paulo. Lembra que o dia 1º de Outubro é comemorado o Dia do Idoso e que há isenção de IPTU, quando solicitado.  Vai inaugurar a “Cidade da Longevidade”, espaço de políticas públicas dos idosos, com trabalho intergeracional. Revela o programa “Idoso Conectado”, para que os idosos se apropriem das tecnologias digitais atuais e convivam em consenso entre os mais jovens.
A palestrante Dinéia Cardoso, informa que nos dias 6, 7 e 8 de maio 2019 haverá a 5ª Conferência do Estatuto do Idoso e da importância de movimentar-se e alongar o corpo, dando flexibilidade também à mente.

Já a palestrante Shirley Suzuki coloca de pé os presentes, ensina alguns exercícios físicos do TAI CHI PAI LIN, fazendo com que o sistema linfático se agite e toda mágoa e rancor sejam dirigidos aos linfonodos e expulsos do corpo.

Como encerramento, mais música, alegria, balanço do corpo e descontração.
Foi uma manhã prazerosa, com conhecimento adquirido fora da escola, e uma tempestade de boas ideias pra serem colocadas em prática.

Profª Mara Celina Degilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário