Partilhar

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Poesias Coletivas “Direitos Humanos” - módulo 3 matutino, sob a orientação da profª Beth Squio

Poesias Coletivas: “Direitos Humanos”, módulos 3 matutino, 
orientação: profª Beth Squio

Desde o início do ano de 2019, todas as áreas do CIEJA Vila Maria/ Vila Guilherme estão trabalhando com o projeto “Direitos Humanos". A  área de Linguagens e Códigos, apresentou várias estratégias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento das competências leitora e escritora dos estudantes.

Neste  projeto, apresentamos diversos textos, poesias, contos, crônicas, e o romance A hora da estrela de Clarice Lispector, os quais  foram a base para que os estudantes escrevessem coletivamente poemas sobre “Direitos Humanos”.

A área de Linguagens e códigos seguiu algumas etapas para atingir um dos objetivos do desenvolvimento da aprendizagem:

     a)   repertoriamos os estudantes sobre a temática;
     b)   despertamos o prazer da leitura com oferecimento de “caixas de leitura” as quais  foram idealizadas pela coordenação pedagógica;
    c)   fizemos leituras diversas  na biblioteca da escola e no Espaço Verdejando e também dinâmicas como o jogo da linha sobre o preconceito;
    d)   solicitamos aos estudantes que elaborassem coletivamente uma nuvem de palavras dentro do campo semântico do assunto em questão;
    e)   utilizamos estas mesmas palavras para formar frases individualmente;
   f) apresentamos a estrutura da poesia; na sequência os estudantes produziram versos.
  g) pedimos a eles que preparassem gradualmente, poemas de 3 a 4 estrofes, as quais foram lidas em classe.
  h)   na etapa final, solicitamos que eles escolhessem os melhores versos de cada um e juntassem com conectivos  para que formassem apenas um poema. Uma poesia coletiva!
  i)  os poemas foram digitadas pelo aluno aluno Maicon do módulo 3F, a arte foi feita pela Gerusa e os alunos colaram e colocaram penduradas na entrada do Cieja seus textos.
 
Desta forma estimulamos o desenvolvimento da autonomia com a simplicidade dos versos que abrem o caminho para diversas outras atividades, além de ampliar a conscientização para se tornar um cidadão crítico, que entende quando um direito está sendo  respeitado ou violado.

Módulos envolvidos: 3A,3B, 3C, 3D, 3E e 3F

Professora Beth Squio

Abaixo acompanhe os textos expostos e 
momentos de todo esse processo:




















 



















 


 









Um comentário: