E as paredes falam:
vamos pensar sobre
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA?
Realizamos o PEA - projeto de estudo - chamado Currículo: Educação Integral, Inclusiva e Equidade. Desde o meio de fevereiro, estamos estudando questões relacionadas ao PEA e aos questionamentos e angústias dos próprios professores.
Nesse movimento, revisitamos as hipóteses de escrita para auxiliar os estudantes dos módulos 3 (6º e 7º anos) e 4 (8º e 9º anos) porque há diversos estudantes não alfabéticos nesses módulos e como educadores temos o dever de ajudá-los, especialmente pelo fato de a leitura e escrita precisarem ser abordadas em todos os anos e por todas as áreas.
Na sequência começaremos a nos aprofundar a respeito da inclusão. E conversando e discutindo um pouco, percebemos que deveríamos entender o que é documentação pedagógica e como pode nos ajudar no processo de ensino-aprendizagem.
A partir daí, entramos em contato com uma estudiosa do tema, a profª mestre Anita Freitas, que aceitou vir no CIEJA conversar sobre esse tema com todos.
Além do privilégio de termos a profª Anita conosco, tivemos o prazer de receber as supervisoras Flávia e Sônia como também as equipes pedagógicas das EMEIs e EMEFs que são acompanhadas por elas. Agradecemos a presença de todos!
E vamos pro nosso encontro... DE NUTRIÇÃO ESTÉTICA
Iniciamos nosso encontro com a exibição do seguinte vídeo:
A seguir entregamos aos presentes um envelope em que havia uma pessoa pública. Teriam, então, de encontrar seu par sabendo-se que todos eram casais conhecidos. Uma vez encontrado o par a proposta era nos abraçarmos por mais de 20 segundos e percebermos o que sentimos ou não sentimos.
Após essa breve dinâmica abrimos para breves comentários e comentamos a respeito da importância do desacelerar e do trabalho com o corpo no espaço escolar.
Ao falarmos de uma Educação Integral em que se valoriza a INTEGRALIDADE DO SER HUMANO o abraçar-se é tão importante quanto a leitura de um texto...
DE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA...
Apresentamos a profª Anita Freitas que aproveitou para contar um pouco do seu percurso na rede Municipal de São Paulo.
Frisou que há excelentes trabalhos na nossa Rede e que poderemos aprender juntos.
Além da sua apresentação, iniciou com uma epígrafe da Gramática da Fantasia de Giani Rodari em que "Uma
pedra lançada em um pântano provoca ondas na superfície da água..." e como essas ondas podem ou não reverberar nos estudantes e em nós... Provocação pra pensarmos...
Retomou algumas questões da Modernidade e da Pós-modernidade que são importantes ao abordarmos a documentação pedagógica.
Chamou a atenção para a importância da observação e escuta, do registro e da documentação do processo.
Apontou o que não é documentação pedagógica: colher dados de observação, colocar-se em posição contemplativa e avaliar para verificar se o estudante está adaptado a um conjunto de padrões.
Para na sequência explicar que a Documentação Pedagógica é: singular
fonte de conhecimento, com a intenção de explicar (Vea
Vecchi).
é: instrumento
para a criação de uma prática educativa reflexiva e democrática.
é: uma prática de registros em diversas linguagens;
é: um processo mais próximo à investigação;
É UMA COLEÇÃO DE IDEIAS!
Após tantas questões que nos fazem pensar sobre a educação que queremos, tiramos uma foto do grupo para celebrarmos esse momento educativo envolvendo EMEIS, EMEFs e CIEJAs.
DE CAFÉ...
Após estarmos nutridos pedagogicamente,
fomos para nosso café nos nutrirmos fisicamente, rs...
Angélica Oliveira e Marcos Eça
Nenhum comentário:
Postar um comentário