Partilhar

sábado, 9 de abril de 2016

EXPOSIÇAO EM SI: NDEBELE, ALUNOS DA SAAI DO CIEJA, DIPED, CEFAI

EXPOSIÇÃO EM SI

Ndebele no CIEJA Vila Maria  
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NO DIPED/ CEFAI

somos alunos da saai do cieja vila maria/ vila guilherme.

abaixo narraremos um trabalho desenvolvido a partir da orientação da nossa professora graziela da silva dias.

elegemos a arte dos Ndebele como proposta de trabalho PoRQUE o tema do bimestre É PENSARMOS SOBRE AS RELAÇÕES Étnico-raciaIS e indígenaS E INCORPORARMOS as leis 10.639/03 e 11.645/08 A NOSSA PRÁTICA ESCOLAR. NESSE PROCESSO TIVEMOS contribuições PRECIOSAS da professora Karin ALEXANDRE CARAFIGI, A QUEM PRECISAMOS AGRADECER.


ALGUMAS IMAGENS DE APOIO AO REPERTORIAR SOBRE A ARTE NDEBELE


Cláudia Regina Dias Branco do DIPEP se deliciando com as obras de arte dos alunos da SAAI do CIEJA


Os Ndebele moram na África do Sul e apesar de serem uma sociedade patriarcal sua herança artística é passada de mãe para filha. Por esse motivo, somente as mulheres se dedicam À CRIAÇÃO DESsES grafismos e artesanatos. 


A exposição em cartaz no diped/ cefai


Por estarmos no Brasil e numa escola pública, decidimos que todos, MULHERES E HOMENS, realizariam os grafismos Ndebele.


Ao mesmo tempo em que COMEÇAMOS A desenvolver esse trabalho, os gestores do CIEJA confeccionaram um mural em homenagem AO DIA INTERNACIONAL DAS mulheres, utilizando a imagem DE TODAS AS MULHERES DA ESCOLA COM adornos relacionados à temática MENCIONADA EM SUAS FOTOS. 



PARA COMEÇARMOS, desenvolvemos umA pesquisa na internet dos grafismos Ndebele para NOS repertoriarMOS. Sabemos que os grafismos são executados à mão livre, sem esquemas anteriores. Contudo, optamos por iniciar NOSSO trabalho empregando moldes devido a nosso conhecimento pouco avançado sobre esse tipo de arte e ainda em respeito a ALGUNS alunos com deficiência QUE apresentam algumas dificuldades.

A seguir começamOS a escolher os tipos de moldes a serem usados NOS grafismos. REALIZADA essa escolha, teriamOS de alinhar os moldes naS folhaS PRESOS COM CLIPES PARA TRAÇAR O CONTORNO DOS GRAFISMOS. Cumpre ressaltar que esse trabalho de alinhamento foi árduo porque os clipEs caiam das mãos dE alGUNS, OUTROS os colocavam na boca, E MUITOS não conseguiam alinhar na primeira, segunda, terceira TENTATIVA.

ELEIÇÃO DAS PREFERÊNCIAS ENTRE MOLDES, ORGANIZAÇÃO DA DISPOSIÇÃO E ENFIM TRAÇADOS DOS GRAFISMOS, DE BAIXO PARA CIMA NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO MARIA DO SOCORRO, DOUGLAS, LUANA E WANDERLEI




Apesar dessas dificuldades, prosseguimos no nosso trabalho que foi desenvolvido de forma exitosa.


MOMENTO DE RESPEITAR OS LIMITES DE CIMA PARA BAIXO NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO                FRANCISCA,WANDERLEI, DOUGLAS  E FERNANDA




Realizado esse MOMENTO, passamos para a pintura doS grafismoS propriamente ditoS. conseguiMOS pintar as faixas sem invadir a seguinte porque haviaMOS DelimitaDO OS GRAFISMOS usando os próprios moldes empregados para esboçar a obra de arte. escolheMOS livremente as cores empregadas.

UM POUCO DE TRABALHO COLABORATIVO E RESPEITO AOS LIMITES. DE CIMA PARA BAIXO NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO EDDIELY, VANUZA, JANAINA,DEISE,LEONARDO, FRANCISCA, FERNANDO, WANDERLEI E MONIQUE




fomOS responsáveis por lavar os pinceis a cada troca de cores o que Nos auxilia em NOSSO processo de ensino/ aprendizagem E ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA.

Concluído os grafismos, partimos para a segunda parte de nossa obra de arte coletiva. Tiramos uma foto de cada um dE NÓS, as imprimimos, mas não as buscamos na impressora que se encontra na secretaria da escola. Cada UM tinha de se dirigir sozinho até esse recinto para solicitar para algum funcionário sua imagem. É importante que POR MEIO Desse comando PUDEMOS conheceR a secretaria, os ALUNOS MAIS TÍMIDOS OU eNVERGONHADOS TIVERAM DE solicitar sua foto e aQUELES QUE se perderam pelo MEIO DO caminho FORAM procurados por seus pares. MAS após ires e vires, todos se encontraram.


BRAILLE É FUNDAMENTAL NO CIEJA POR TERMOS DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


COMO TAMBÉM A ATIVIDADE SER PROPOSTA E REALIZADA POR ESSES ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DE TEXTURAS



Decidimos plastificar as imagens de modo que cada UM passasse cola sobre elas e as pendurassem para secar (o que tampouco foi fácil, mas não impossível).

MOMENTO DE “PLASTIFICAR” AS FOTOS, MARIO À ESQUERDA, DE CIMA PARA BAIXO NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO JANAINA, DEISE, BRENDA E ENDRIK




Agora inspirados no mural CONFECCIONADO PELA GESTÃO DO CIEJA e por meio de uma nova pesquisa na internet, passamos a colocar adornos africanos nessas FOTOS, tais como turbantes OU gorros. É importante dizermos que PELO FATO DE no mural dO CIEJA somente havER mulheres, alguns alunos, em um primeiro momento, não queriam realizar essa taREFA por não se sentirem identificados. Após um trabalho de conversa e pesquisa na internet o olhar desses alunos SE ALTEROU e decidiram realizÁ-LO.


EXPOSIÇÃO EM SI PRATICAMENTE PRONTA





Escolha DE ESTAMPAS E PEQUENO TESTE DO ESPELHO DE BRENDA, FRANCISCA, LEONARDO, FERNANDO E ENDRIK


A elaboração e a colocação dos turbantes e gorros se deu de modo colaborativO. escolheMOS o tecido que comporia o turbante ou gorro, como também A FORMA COMO SERIA AMARRADO em NOSSAS cabeças. decidimOS complementar a imagem com brincos e colares, ALGUNS É CLARO. ao final todos NÓS fomOS convidados a assinarmOS as obras de arte.


A EXPOSIÇÃO EM SI...





SUPERAÇÃO TAMBÉM AO ASSINAR A OBRA, DA DIREITA PARA A ESQUERDA RENATA E MARIA DO SOCORRO



PARECE QUE PINTAMOS ALÉM DO PAPEL, FOI TINTA PRA TODO LADO, DE BAIXO PARA CIMA NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO FERNANDA, MARCOS, MARIA E LUANA


ADRIANE E REZH TAMBÉM FORAM CONTEMPLADOS COM AS IMAGENS BRAILIZADAS E EXPLORARAM TODO PROCESSO ELEGENDO A COLAGEM NO LUGAR DA PINTURA, ASSIM COMO OS ELEMENTOS E DISPOSIÇÃO



TRAÇADOS PERFEITOS COM LIDIA, CESAR E SAMIR EMBAIXO


Agora é só apreciá-las e deixarEM suas opiniões e sugestões NO MURAL AO LADO.


oBRIGADO, ALUNOS DA SAAI DO CIEJA E PROFª GRAZI (ESTOU AÍ ABAIXO CONTENTE POR REALIZAR UM TRABALHO SIGNIFICATIVO COM MEUS ALUNOS)


p.s.: AGRACEMOS AO cp mARCOS EÇA PELA AJUDA NA ESCRITA E REVISÃO DESSE TEXTO e à equipe dO diped pelo auxílio na montagem da exposição.

acompanhem alguns desses momentos






vENHAM PRESTIGIAR NOSSA EXPOSIÇÃO NO DIPED/CEFAI NA AVENIDA ATALIBA LEONEL, Nº 1021 DAS 9:00 ÀS 17:00 E DEIXAR SEU COMENTÁRIO, SUGESTÃO, CRÍTICA.

pROFª GRAZI

Um comentário:

  1. Encantamento e a certeza que a Educação Crítica e Emancipatória é um dos caminhos para um mundo mais justo, fraterno e humanitário de se viver! Grazi e todos os educadores do Cieja estão de parabéns! Alunos queridos, tudo isso só existe porque vocês existem! Meus sinceros e comovidos parabéns!

    Cláudia Regina Dias Branco Garcia, integrante da DIPED da DRE JT

    ResponderExcluir