EXPOSIÇÃO EM SI
Ndebele no CIEJA Vila Maria
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NO DIPED/ CEFAI
Ndebele no CIEJA Vila Maria
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NO DIPED/ CEFAI
somos alunos da saai do
cieja vila maria/ vila guilherme.
abaixo
narraremos um trabalho desenvolvido a partir da orientação da nossa
professora graziela da silva dias.
elegemos
a arte dos Ndebele como proposta de
trabalho PoRQUE o tema do bimestre É PENSARMOS SOBRE AS RELAÇÕES Étnico-raciaIS e
indígenaS E INCORPORARMOS as leis 10.639/03 e 11.645/08 A NOSSA PRÁTICA ESCOLAR.
NESSE PROCESSO TIVEMOS contribuições PRECIOSAS da
professora Karin ALEXANDRE CARAFIGI, A QUEM PRECISAMOS AGRADECER.
ALGUMAS IMAGENS DE APOIO AO
REPERTORIAR SOBRE A ARTE NDEBELE
Cláudia Regina Dias Branco do DIPEP se deliciando com as obras de arte dos alunos da SAAI do CIEJA
Os
Ndebele moram na África do Sul e apesar de serem uma sociedade patriarcal sua
herança artística é passada de mãe para filha. Por esse motivo, somente as
mulheres se dedicam À CRIAÇÃO DESsES grafismos e artesanatos.
A exposição em cartaz no diped/ cefai
Por estarmos no Brasil e numa escola pública, decidimos que todos, MULHERES E HOMENS, realizariam os grafismos Ndebele.
Ao
mesmo tempo em que COMEÇAMOS A desenvolver esse trabalho, os gestores do CIEJA
confeccionaram um mural em homenagem AO DIA INTERNACIONAL DAS mulheres, utilizando
a imagem DE TODAS AS MULHERES DA ESCOLA COM adornos relacionados à temática MENCIONADA
EM SUAS FOTOS.
PARA
COMEÇARMOS, desenvolvemos umA pesquisa na internet dos grafismos Ndebele para NOS repertoriarMOS. Sabemos que
os grafismos são executados à mão livre, sem esquemas anteriores. Contudo,
optamos por iniciar NOSSO trabalho empregando moldes devido a nosso
conhecimento pouco avançado sobre esse tipo de arte e ainda em respeito a
ALGUNS alunos com deficiência QUE
apresentam algumas dificuldades.
A seguir começamOS a escolher os tipos de moldes a serem usados NOS grafismos. REALIZADA essa escolha, teriamOS de alinhar os moldes naS folhaS PRESOS COM CLIPES PARA TRAÇAR O CONTORNO DOS GRAFISMOS. Cumpre ressaltar que esse trabalho de alinhamento foi árduo porque os clipEs caiam das mãos dE alGUNS, OUTROS os colocavam na boca, E MUITOS não conseguiam alinhar na primeira, segunda, terceira TENTATIVA.
A seguir começamOS a escolher os tipos de moldes a serem usados NOS grafismos. REALIZADA essa escolha, teriamOS de alinhar os moldes naS folhaS PRESOS COM CLIPES PARA TRAÇAR O CONTORNO DOS GRAFISMOS. Cumpre ressaltar que esse trabalho de alinhamento foi árduo porque os clipEs caiam das mãos dE alGUNS, OUTROS os colocavam na boca, E MUITOS não conseguiam alinhar na primeira, segunda, terceira TENTATIVA.
ELEIÇÃO DAS PREFERÊNCIAS ENTRE
MOLDES, ORGANIZAÇÃO DA DISPOSIÇÃO E ENFIM TRAÇADOS DOS GRAFISMOS, DE BAIXO PARA
CIMA NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO MARIA DO SOCORRO, DOUGLAS, LUANA E WANDERLEI
Apesar
dessas dificuldades, prosseguimos no nosso trabalho que foi desenvolvido de
forma exitosa.
MOMENTO DE RESPEITAR OS LIMITES DE
CIMA PARA BAIXO NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO FRANCISCA,WANDERLEI,
DOUGLAS E FERNANDA
Realizado
esse MOMENTO, passamos para a pintura doS grafismoS propriamente ditoS. conseguiMOS
pintar as faixas sem invadir a seguinte porque haviaMOS DelimitaDO OS GRAFISMOS
usando os próprios moldes empregados para esboçar a obra de arte.
escolheMOS livremente as cores empregadas.
UM POUCO DE TRABALHO COLABORATIVO
E RESPEITO AOS LIMITES. DE CIMA PARA BAIXO NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO EDDIELY,
VANUZA, JANAINA,DEISE,LEONARDO, FRANCISCA, FERNANDO, WANDERLEI E MONIQUE
fomOS responsáveis por
lavar os pinceis a cada troca de cores o que Nos auxilia em NOSSO processo de
ensino/ aprendizagem E ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA.
Concluído
os grafismos, partimos para a segunda parte de nossa obra de arte coletiva. Tiramos uma foto de cada um dE NÓS,
as imprimimos, mas não as buscamos na impressora que se encontra na secretaria
da escola. Cada UM tinha de se dirigir sozinho até esse recinto para solicitar
para algum funcionário sua imagem. É importante que POR MEIO Desse comando PUDEMOS
conheceR a secretaria, os ALUNOS MAIS TÍMIDOS OU
eNVERGONHADOS TIVERAM DE solicitar sua foto e aQUELES QUE se perderam pelo MEIO
DO caminho FORAM procurados por seus pares. MAS após ires e vires, todos se
encontraram.
BRAILLE É FUNDAMENTAL NO CIEJA POR TERMOS DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
COMO TAMBÉM A ATIVIDADE SER PROPOSTA E REALIZADA POR ESSES ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DE TEXTURAS
Decidimos
plastificar as imagens de modo que cada UM passasse cola sobre elas e as
pendurassem para secar (o que tampouco foi
fácil, mas não impossível).
MOMENTO DE “PLASTIFICAR” AS FOTOS, MARIO À ESQUERDA, DE CIMA PARA BAIXO NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO JANAINA, DEISE, BRENDA E ENDRIK
Agora
inspirados no mural CONFECCIONADO PELA GESTÃO DO CIEJA e por meio de uma nova
pesquisa na internet, passamos a colocar adornos africanos nessas FOTOS, tais
como turbantes OU gorros. É importante dizermos que PELO FATO DE no mural dO CIEJA
somente havER mulheres, alguns alunos, em um primeiro momento, não queriam
realizar essa taREFA por não se sentirem identificados. Após um trabalho de
conversa e pesquisa na internet o olhar desses alunos SE ALTEROU e decidiram
realizÁ-LO.
EXPOSIÇÃO EM SI PRATICAMENTE PRONTA
Escolha DE ESTAMPAS E PEQUENO
TESTE DO ESPELHO DE BRENDA, FRANCISCA, LEONARDO, FERNANDO E ENDRIK
A elaboração e a colocação dos turbantes e gorros se
deu de modo colaborativO. escolheMOS o tecido que comporia o turbante ou gorro,
como também A FORMA COMO SERIA AMARRADO em NOSSAS cabeças. decidimOS
complementar a imagem com brincos e colares, ALGUNS É CLARO. ao final todos NÓS
fomOS convidados a assinarmOS
as obras de arte.
A EXPOSIÇÃO EM SI...
SUPERAÇÃO TAMBÉM AO ASSINAR A
OBRA, DA DIREITA PARA A ESQUERDA RENATA E MARIA DO SOCORRO
PARECE QUE PINTAMOS ALÉM DO PAPEL,
FOI TINTA PRA TODO LADO, DE BAIXO PARA CIMA NO SENTIDO HORÁRIO ESTÃO FERNANDA, MARCOS,
MARIA E LUANA
ADRIANE E REZH TAMBÉM FORAM
CONTEMPLADOS COM AS IMAGENS BRAILIZADAS E EXPLORARAM TODO PROCESSO ELEGENDO A
COLAGEM NO LUGAR DA PINTURA, ASSIM COMO OS ELEMENTOS E DISPOSIÇÃO
TRAÇADOS PERFEITOS COM LIDIA,
CESAR E SAMIR EMBAIXO
Agora é só apreciá-las e
deixarEM suas opiniões e sugestões NO MURAL AO LADO.
oBRIGADO, ALUNOS DA
SAAI DO CIEJA E PROFª GRAZI (ESTOU AÍ ABAIXO CONTENTE POR REALIZAR UM TRABALHO SIGNIFICATIVO COM MEUS ALUNOS)
p.s.: AGRACEMOS AO cp mARCOS EÇA PELA AJUDA NA ESCRITA E REVISÃO DESSE TEXTO e à equipe dO diped pelo auxílio na montagem da exposição.
acompanhem alguns desses momentos
vENHAM PRESTIGIAR NOSSA EXPOSIÇÃO NO DIPED/CEFAI NA AVENIDA ATALIBA LEONEL, Nº 1021 DAS 9:00 ÀS 17:00 E DEIXAR SEU COMENTÁRIO, SUGESTÃO, CRÍTICA.
pROFª GRAZI
Encantamento e a certeza que a Educação Crítica e Emancipatória é um dos caminhos para um mundo mais justo, fraterno e humanitário de se viver! Grazi e todos os educadores do Cieja estão de parabéns! Alunos queridos, tudo isso só existe porque vocês existem! Meus sinceros e comovidos parabéns!
ResponderExcluirCláudia Regina Dias Branco Garcia, integrante da DIPED da DRE JT