De avaliação lá vamos nós...
Na última quinta-feira, 22 de junho, realizamos nossa avaliação dos PEAS: "Identidade e Diversidade: Inclusão de Adolescentes, Idosos e Pessoas com Deficiência" e "Leitura, Escrita, Raciocínio Lógico & as Novas Tecnologias".
Como sempre tentamos inovar, iniciamos nossa avaliação realizando um relaxamento/ alongamento acompanhados da seguinte trilha sonora para todos ficarmos em um estado de "buda" durante a avaliação oral dos PEAS (cumpre ressaltar que dois professores estavam encarregados do registro escrito da avaliação dos PEAS como também a coordenação pedagógica).
Realizado o relaxamento/ alongamento, passamos para a avaliação dos PEAS. Inicialmente, entregamos um rolo de papel pardo aos professores e dissemos a eles que poderiam montar um mural onde quisessem e do tamanho que desejassem na Sala de Leitura do CIEJA. Após levantarem algumas possibilidades, o grupo decidiu juntar três mesas e nesse suporte montar o mural para começarmos nossa avaliação.
Na sequência, com o mural em "branco", pedimos que desenhassem algo relacionado aos PEAS em foco (desenhos como os feitos nas mesas de restaurantes enquanto esperamos pela refeição chegar, rs...). Os desenhos foram os mais diversos, interessantes e curiosos. Pedimos, então, que cada professora/ professor explicasse o sentido de ter feito aquele desenho. Nos explicaram:
- a tulipa simboliza a vida, a primavera, as cores do verão, as cores possíveis e imaginárias...
- o arco-íris: os tesouros escolares...
- os livros: o conhecimento nosso de cada dia...
- a música que sempre está presente no CIEJA...
- a coletividade presente nos mais diversos momentos...
- o Bat sinal pra estarmos atentos e alertas também, rs...
- a mão para alcançar o que for preciso...
- as mãos por trabalharmos em conjunto e unidos...
- os alunos com deficiência presentes e importantes para nossa sociedade...
- a liquidez dos alunos e a solidez dos professores...
- as árvores por sermos unidos...
- as árvores: conhecimento sempre crescendo...
- as cerejas e flores por darmos frutos...
- uma grande tenda e a gestão alimentando a todos...
- um coração em construção permanente...
- sol+luz+início da vida: PEA luz e vida aos estudantes e educandos...
- cadeira de rodas: inclusão...
- mãos: trabalho coletivo e currículo norteando as mudanças de nossa sociedade...
- olhar de cada um...
- olhar modifica...
- se o mundo fosse adaptado seria um mundo perfeito...
Professoras/ es do CIEJA Vila Maria
A seguir, entregamos a cada professor 2 ou 3 envelopes contendo ações ocorridas nas JEIFs nesse primeiro semestre e em alguns deles havia pequenas "brincadeiras/ castigos", como: dançar macarena, ou a coreografia do filme Flashdance ou recitar um poema de memória... As professoras/ es colaram esses envelopes ao longo do mural da forma como desejavam e formamos três grupos... Cada um destes ia abrindo os envelopes e o grupo responsável pela abertura tecia comentários ou realizava o que se pedia. Finalmente, após o comentário/ avaliação/ execução da tarefa pedida, o grupo como um todo decidia quanto havia valido a resposta em "dinheiro" (usamos dinheirinho de brincadeira), em vale alimentação ou vale brincadeira da festa junina. Apenas uma brincadeira que tinha como foco a negociação entre os pares.
Brincar seriamente ou seriamente brincar é um de nossos eixos. É por essa razão que a avaliação dos dois PEAs foi realizada dessa forma.
Ocorrida a avaliação nos dirigimos à Sala dos Professores para tomarmos café com bolo e arroz doce. E viva São João!
Marcos Eça
Mais uma forma inovadora, divertida e gostosa de se refletir sobre o trabalho desenvolvido e retomar o caminho. Bom estar com vocês. Adoro!
ResponderExcluirMuito legal o projeto dessa escola, fica mais fácil de aprender.
ResponderExcluir