Y arriba,
arriba...
Y
dale que dale...
Nossa segunda reunião pedagógica
E nada
como iniciar esse dia estimulando a criatividade!
Cada professor recebeu a pauta em formato de
Tangram e após recortá-la poderia criar a forma que quisesse. Assim, as pautas
eram exclusivas/ personalizadas. Fizeram barcos, flores, um chinês lendo um livro e outras
formas abstratas que foram compartilhadas com o grupo. Tudo isso é bom demais
porque inspira nosso trabalho diário com os estudantes!
Nesta nutrição estética cada grupo de
professores (separados por sua área do conhecimento) deveria utilizar
estratégias para calcular as medidas dos barbantes coloridos espalhados pelo
pátio e escada da nossa escola.
Foi muito divertido acompanhar o levantamento
de hipóteses e as estratégias utilizadas para medir cada um dos barbantes.
Acompanhe um pouco desse momento pelo link:
Encerrado o prazo para descobrirem os valores,
cada grupo recebeu uma régua de 15 centímetros para conferir o comprimento efetivo
de cada barbante. Mais uma vez notamos que as estratégias foram múltiplas...
Fizemos a conferência dos palpites de cada
grupo e o vencedor recebeu meia barra de chocolate que tinha 12 pedaços. E agora? O que fazer? Como dividir de forma justa 12 pedaços entre 5 professores (grupo
ganhador)? E os demais professores – ao total havia17 professores – não
receberiam nada? O grupo vencedor tinha um problemaço matemático para resolver...
Veja no link um pouco
sobre o dilema enfrentado pelo grupo vencedor:
Mas como não somos Meu Malvado Favorito,
tínhamos uma deliciosa surpresa para nossos professores:
uma “pinhata” repleta
de bombons. E após o estouro todos puderam receber um bombom e continuarmos com nossa reunião.
Para ajudá-los e tornar mais concreta essa
experimentação, cada grupo recebeu um saquinho com 35 camelos.
Pensaram, pensaram,
pensaram e.... ninguém chegou a resolução proposta por Beremiz o personagem central
do livro.
Após cada grupo compartilhar sua estratégia com
os demais, fizemos a leitura da continuação do conto e todos ficaram surpresos como tudo se resolveu.
Lemos também a biografia de Júlio César de
Mello e Souza, autor do pseudônimo Malba Tahan.
Os professores partilharam um pouco das
impressões acerca do conto e elencamos de que maneira este texto poderia ser
trabalhado de forma interdisciplinar.
Ufa! Quanta coisa!
Mas se aprendêssemos matemática dessa forma talvez ela não fosse vista como algo tão difícil.
Já estava quase na hora do
café e alguns professores sentiram falta desse momento em nossa pauta. Mal
sabiam eles que o café seria uma grande surpresa preparada com muito carinho
por toda equipe de funcionários do CIEJA.
E assim, ao chegarem à
sala dos professores...
Um
arco de bexigas com caveiras mexicanas, um fundo colorido que homenageava Frida
kahlo, guacamole, farritas, churros com doce de leite, nachos, tortilhas, pudim
de leite.... Arriba, arriba: o México chegou! Ou melhor: a partir de agora nossos cafés serão temáticos, trazendo a culinária típica de alguma região ou país. Aprendizagem em todos os aspectos...
Nutridos corporalmente seguimos
para a
segunda parte de nossa reunião.
A ideia era
justamente não dar muitos comandos para que “os erros” fossem um objeto
de construção de conhecimento. E assim ocorreu: algumas mãos funcionaram
perfeitamente enquanto outras não. Isso levou os próprios professores a
questionarem e observarem o seu próprio corpo para analisar o que havia
acontecido.
Demonstramos que o conhecimento pode e deve ser
construído através da experimentação, do “erro”, do compartilhamento, da
coletividade, do lúdico, do prazeroso e com atividades como essas o tempo voa.
Ao final os professores preencheram a avaliação
da reunião FELICITANDO, CRITICANDO E SUGERINDO. Leia abaixo os comentários realizados:
Eu felicito:
- a criatividade sempre evidenciando o pedagógico. Muito rico nosso encontro de hoje.
- a reunião nos agregou muitos saberes e reflexões a respeito do ensino concreto na área de matemática. Admiro sempre a organização em nossas reuniões.
- a organização, a dinâmica das atividades e o café temático maravilhoso.
- as boas práticas norteadas pelas teorias construídas.
- toda a dinâmica da reunião e o que foi proposto nela. As atividades práticas foram enriquecedoras.
- a reunião ser alegre, cheia de ideias e práticas possíveis.
- a dinâmica utilizada: integradora, inteligente...
- as práticas apresentadas, os textos e o café. Realmente é uma formação continuada. Reunião muito leve e proveitosa.
- a pauta, a nutrição estética, o lanche, a criatividade, o empenho dos CPs.
- todas as atividades propostas e o lanche.
- o caráter prático da reunião e a aplicabilidade dos conteúdos.
- surpreendente pela proposta, pela organização e pelas dinâmicas.
- todas as atividades desenvolvidas, pertinentes, interessantes e viáveis.Trouxeram muitas ideias e enriqueceram grandemente a nossa aprendizagem.
- a escolha dos materiais, a organização, a seleção dos textos e as experiências. E o lanche! Tudo foi incrível!Obrigada! Saio com mais inspiração em minha prática.
- tudo muito criativo. É sempre bom valorizar a área de exatas que é tão "sofrida" para a maioria dos alunos.
- a leitura do conto "O caso dos 35 camelos"de Malba Tahan. O café estava muito bom. A matemática na prática ótima. E as várias formas de solucionar questões problemáticas.
- achei ótima a reunião, pudemos trocar várias experiências e práticas.
Eu critico:
- a mim mesmo por não chegar nem perto da criatividade e interação dos CPs.
- gostaria que fosse evidenciada mais a interdisciplinaridade de forma concreta.
- o não uso da calculadora.
- a leitura após o café, acaba ficando "cansativo".
Eu sugiro:
- que nossa equipe gestora continue sempre impecável, acolhedora e competente.
- que possamos pensar no concreto em outras disciplinas.
- continuar com a mesma disposição.
- a leitura e a discussão antes do intervalo e/ ou divisão das atividades práticas (antes e pós intervalo).
- ter mais assim.
- manter sempre esta dinâmica, pois os trabalhos e as discussões fluem de maneira positiva.
- continuem assim, reuniões que não causem ansiedade.
- mais reuniões envolvendo a área de Ciências da Natureza e Matemática.
- trabalhar práticas/ jogos/atividades com alunos com deficiência.
- sugeriria a continuação do trabalho.
- outras reuniões pedagógicas no mesmo nível.
- trabalho voltado para arte, na produção, colocar a mão na obra.
- gostaria de ter algumas dinâmicas de LC e CH, já tivemos de arte e informática.
E encerramos esse dia mas não nossos estudos que seguirão cotidianamente e em nossas jeifs e reuniões pedagógicas. Que venha a próxima onde onde ainda falaremos de jogos matemáticos e a matemática cinema.
Eu felicito:
- a criatividade sempre evidenciando o pedagógico. Muito rico nosso encontro de hoje.
- a reunião nos agregou muitos saberes e reflexões a respeito do ensino concreto na área de matemática. Admiro sempre a organização em nossas reuniões.
- a organização, a dinâmica das atividades e o café temático maravilhoso.
- as boas práticas norteadas pelas teorias construídas.
- toda a dinâmica da reunião e o que foi proposto nela. As atividades práticas foram enriquecedoras.
- a reunião ser alegre, cheia de ideias e práticas possíveis.
- a dinâmica utilizada: integradora, inteligente...
- as práticas apresentadas, os textos e o café. Realmente é uma formação continuada. Reunião muito leve e proveitosa.
- a pauta, a nutrição estética, o lanche, a criatividade, o empenho dos CPs.
- todas as atividades propostas e o lanche.
- o caráter prático da reunião e a aplicabilidade dos conteúdos.
- surpreendente pela proposta, pela organização e pelas dinâmicas.
- todas as atividades desenvolvidas, pertinentes, interessantes e viáveis.Trouxeram muitas ideias e enriqueceram grandemente a nossa aprendizagem.
- a escolha dos materiais, a organização, a seleção dos textos e as experiências. E o lanche! Tudo foi incrível!Obrigada! Saio com mais inspiração em minha prática.
- tudo muito criativo. É sempre bom valorizar a área de exatas que é tão "sofrida" para a maioria dos alunos.
- a leitura do conto "O caso dos 35 camelos"de Malba Tahan. O café estava muito bom. A matemática na prática ótima. E as várias formas de solucionar questões problemáticas.
- achei ótima a reunião, pudemos trocar várias experiências e práticas.
Eu critico:
- a mim mesmo por não chegar nem perto da criatividade e interação dos CPs.
- gostaria que fosse evidenciada mais a interdisciplinaridade de forma concreta.
- o não uso da calculadora.
- a leitura após o café, acaba ficando "cansativo".
Eu sugiro:
- que nossa equipe gestora continue sempre impecável, acolhedora e competente.
- que possamos pensar no concreto em outras disciplinas.
- continuar com a mesma disposição.
- a leitura e a discussão antes do intervalo e/ ou divisão das atividades práticas (antes e pós intervalo).
- ter mais assim.
- manter sempre esta dinâmica, pois os trabalhos e as discussões fluem de maneira positiva.
- continuem assim, reuniões que não causem ansiedade.
- mais reuniões envolvendo a área de Ciências da Natureza e Matemática.
- trabalhar práticas/ jogos/atividades com alunos com deficiência.
- sugeriria a continuação do trabalho.
- outras reuniões pedagógicas no mesmo nível.
- trabalho voltado para arte, na produção, colocar a mão na obra.
- gostaria de ter algumas dinâmicas de LC e CH, já tivemos de arte e informática.
E encerramos esse dia mas não nossos estudos que seguirão cotidianamente e em nossas jeifs e reuniões pedagógicas. Que venha a próxima onde onde ainda falaremos de jogos matemáticos e a matemática cinema.
Angélica Oliveira e Marcos Eça
Coordenadores Pedagógicos
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