Neste começo
de ano chegaram livros novos e assim continuamos a mergulhar no universo da
imaginação.
Conhecendo e
reconhecendo os espaços da escola, fomos à biblioteca do CIEJA Vila Maria e lá
estavam diversos livros estrategicamente espalhados por todos os cantos da
sala.
Anteriormente
a coordenação já havia “arrumado” os livros para que os professores escolhessem
e formassem caixas de leitura. Aproveitando o plano, a professora de linguagens
e códigos gostou da ideia e levou os alunos para vivenciarem a mesma
experiência de escolha.
Quando
entramos na sala, olhares curiosos e atitudes surpresas, neste momento, disse para
espalharem-se pela sala e mexerem bastante em todos os livros para pegar, cheirar,
olhar, tatear, manusear, enfim um
contato bem intimista.
Ao final, solicitamos
aos estudantes que escolhessem aquele livro que mais os encantassem e oralmente
iriam dizer o porquê da opção. Seguiram-se alguns depoimentos e leituras de
alguns trechos:
"Eu escolhi porque gosto de capa colorida,
escolhi..."
“O menino do pijama listrado” porque queria ver se é igual ao filme..."
"Escolhi porque parece a minha história eu também perdi meu avô..."
"Escolhi porque
gosto de histórias de mistério..."
"Escolhi porque fala sobre a Síndrome de Down e
meu filho é Down..."
"Gosto de histórias do campo de concentração..."
"Tenho 3
cachorros e o livro fala de uma menina e seu cachorro e vários outros..."
A
apresentação de diversos tipos de textos e livros serviu para despertar o prazer da leitura e estimular o
desenvolvimento da competência leitora e de escrita dos discentes abrindo o caminho para diversas outras atividades ao longo do ano.
Módulos 2, 3 e 4 matutino
Professora Beth Squio
Nenhum comentário:
Postar um comentário