Em se tratando da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Indígenas trabalhamos com os dados de autodeclaração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do censo de 2010. Usamos os critérios quanto a cor e etnia deste instituto.
Os alunos dos 4º módulos B, C, E e F construíram um gráfico de coluna da sua respectiva sala. Eles interpretaram através de gráficos que mais da metade da população brasileira é constituídas de pessoas da cor preta e parda. E foi interessante que isso também se expressou nos gráficos montados nas salas de aula por eles. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma leitura crítica sobre os resultados.
Os censos de outros anos mostraram que muitas pessoas que são pardas se autodeclaravam brancas e muitas que são negras se autodeclaravam pardas. Isso ocorria pelo racismo velado que existia e ainda existe no Brasil.
O censo de 2010 mostrou que a partir de muita luta e trazendo para pauta as relações étnico-raciais para as mais diferentes instâncias cada vez mais as pessoas de autodeclaram negras e/ou indígenas. Por isso, é importante abordarmos a história e a cultura negra e indígena, pontuando ações que levem a valorização dessas etnias. Com isso, as pessoas passam a se autodeclararem valorizando sua etnia e os gráficos passam a conter dados mais realistas de sua população.
Prof. Andreia
Êta, professora porreta! Gostaria muito de ser sua aluna!
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