Partilhar

terça-feira, 21 de junho de 2016

LEI BRASILEIRA DA INCLUSÃO (LBI)

Na JEIF de hoje, 21 de junho, recebemos a professora Silvana Drago, graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), que atualmente é Assessora Técnica da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para abordar a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como LBI ou Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) que pode ser lida na íntegra em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

Além da professora Silvana estavam presentes os professores e gestores do CIEJA, alguns funcionários, pais e/ ou responsáveis de alunos/ ex-alunos e as supervisoras de ensino Gislaine e Vera da DRE Jaçanã/ Tremembé.


A professora Silvana tratou da importância da publicação de uma lei como a 13.146 que após 15 anos de lutas dos mais diversos grupos foi promulgada. Levantou a questão da nomenclatura que é importante por marcar nossos lugares teóricos e frisou que o termo empregado hoje em dia é PESSOA COM DEFICIÊNCIA e não deficiente como muitas pessoas ainda costumam empregar. 

Além do mais tratou do fato da deficiência não ser apenas uma questão da pessoa com deficiência, mas também do espaço e da sociedade onde ela se encontra, ou melhor, todos devemos ter um olhar inclusivo a fim de todos poderem ser, estar e sentir-se incluídos nos espaços e atividades realizadas. Chamou atenção para o fato de todos sermos diferentes e que as diferenças devem ser levadas em conta nos mais diversos âmbitos onde estejamos.

Sua fala não somente foi teórica, mas prática também porque sua vivência com pessoas com deficiência é ampla e sólida. Tratou da igualdade, da discriminação, da não-discriminação, da educação, da moradia, do trabalho, do direito ao casamento, da cultura, do lazer, do turismo, de esportes, do transporte, da mobilidade, da acessibilidade, dos benefícios, enfim, das possibilidades mais diversas e dos direitos das pessoas com deficiência.  

A conversa foi rica porque tiramos diversas dúvidas, levantamos alguns questionamentos e saímos teoricamente fortalecidos, ou melhor, momentos como esses são importantes para estudarmos, pensarmos, refletirmos e reavaliarmos nossas práticas enquanto educadores, pais e/ ou responsáveis. Somente poderemos agradecer à Silvana por compartilhar um pouco de sua experiência conosco.

Acompanhem abaixo uma conversa da Silvana Drago e na sequência alguns dos momentos de hoje de nossa JEIF.








Marcos Eça

Nenhum comentário:

Postar um comentário