Que felicidade poder trabalhar com um filme,
um documentário no CIEJA Cineclube!
Hoje, a professora Lourdes e eu, Marcos, coordenador pedagógico, tivemos esse grande presente.
Em parceria com a DRE Jaçanã/ Tremembé, que nos emprestou o DVD, tivemos a oportunidade de exibir o documentário PARATODOS do diretor Marcelo Mesquita.
Iniciamos a sessão do CIEJA Cineclube contextualizando o filme, conversamos sobre o que é documentário, se um documentário apresenta a "verdade" sobre um tema, falamos sobre ficção X não ficção e antes de assistir ao filme fizemos alguns combinados com os presentes, por exemplo, todos desligamos nossos aparelhos de telefones celulares.
Além do mais, antes de projetarmos o filme propusemos algumas questões aos alunos para que se fizessem ao longo do filme: o que chamou sua atenção ao ver o filme? quais podem ser seus possíveis temas? o que o título PARATODOS pode significar? pense em uma palava, frase, comentários, imagem que possa representar esse filme para você.
Enfim, a sessão se realizou de forma magnífica. Os presentes se deliciaram com o filme e com a conversa que tivemos após sua exibição.
Essa conversa, esse bate-papo é o elemento mais importante em um cineclube porque nos permite trabalhar com múltiplos pontos de vista para refletirmos e nossa criticidade aflorar.
Enfim, somente podemos agradecer aos presentes e dizer que nos encontraremos no dia 14 de setembro para a próxima sessão do CIEJA Cineclube.
P.S.: as sessões do CIEJA Cineclube sempre acontecem nas 2as. quartas-feiras de cada mês das 15:00 às 17:30.
Marcos Eça e Prof. Lourdes
Marcos Eça
Nenhum comentário:
Postar um comentário