Partilhar

domingo, 14 de maio de 2017

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO

No primeiro bimestre de 2017, trabalhamos com o projeto Direitos Humanos: Violência contra a mulher. A área de Linguagens e Códigos buscou textos e gêneros  variados, indo dos clássicos aos populares para que a formação crítica dos alunos não fosse centralizada em uma só opinião ou argumento, além de oportunizar o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.

Utilizamos  diversas estratégias de leituras, sentimos  avanços quando começamos a fazer a leitura dramatizada e quando aplicamos a dinâmica "poesia ao pé do ouvido", apresentada pela coordenação do Cieja no ano de 2016.

Adaptamos o material e o tipo de texto utilizado, mudando para minicontos e complementamos com o telefone sem fio.

No primeiro momento, fizemos leituras que geralmente os alunos gostam, como as crônicas de Luiz Fernando Veríssimo, do livro Comédias para se ler na escola, resgatando histórias de timidez, adolescência, sobre mulheres e o machismo.  Ao longo do projeto, introduzimos trechos de  Carolina Maria de Jesus , Machado de Assis e, por último, Marina Colassanti.

A leitura dramatizada trouxe gratas surpresas com vozes e sons bens diferentes e interessantes. Já para a dinâmica "Ao pé do ouvido", com tubos e canudos de papelão, utilizamos os minicontos pesquisados na internet e também alguns escritos dos próprios alunos. Esta leitura foi importante para a união dos alunos adolescentes e adultos porque todos pareciam partilhar do mesmo prazer. Até mesmo quem não sabia ler participou em trio, sendo ajudado por outro leitor. Desta forma, conseguimos respeitar a diversidade de expressões orais dos alunos.

A ampliação de diferentes formas de expressão dos alunos é possível, abrindo espaços cotidianamente para conversas e narrativas, proporcionando situações comunicativas reais e aproximando-os de fontes de informação diversificadas e instigantes: livros, jornais, revistas, vídeos e cartazes.

Profª Beth Squio (Linguagens e Códigos)



































Nenhum comentário:

Postar um comentário